quarta-feira, 18 de abril de 2012

O caso Cardinal/PPC e a "portização" dos sportinguistas...

Antes de mais, devo dizer que faz parte da minha rotina diária de visita à blogosfera, a passagem por alguns blogs de cores adversárias. Gosto de ler os sentimentos e as perspectivas de quem está do outro lado. Quando considero que o devo fazer, comento. Às vezes apenas para chatear um pouco, mas outras, quando considero que afirmam falsidades relativamente ao Benfica. Mas faço-o sempre de forma educada e civilizada. Será difícil verem da minha parte debates à base de insultos.

Assim sendo, tenho visitado ultimamente vários blogs sportinguistas para sentir o pulso relativamente ao caso Cardinal / PPC. E é interessante a evolução da opinião geral dos sportinguistas, tanto dos autores como dos leitores desses blogs. Começou por ser tudo uma grande conspiração para manchar o nome do Sporting. Quando se começou a ver que havia um fundo de verdade em toda esta situação, começou-se a fazer comparações com o Apito Dourado do Porto, e pasme-se, com o caso da escuta de Luís Filipe Vieira, dando estes exemplos de "corrupção" para afirmarem que o caso deles não estava dentro da mesma categoria. Agora, o que mais se lê é que PPC é um herói, que estava apenas a defender o Sporting.

Ora, isto faz-me lembrar da reação dos portistas há muitos anos atrás, quando se começou a revelar o que Pinto da Costa era: estava a defender o clube, e o norte (!?) contra os inimigos mouros e centralistas. E com essa explicação, justificaram tudo! Neste momento, os adeptos sportinguistas estão a começar a enveredar pelo mesmo caminho...

Mas, voltando um pouco atrás. Quando comecei a ler sobre a tal escuta de LFV em vários blogs como corrupção, a dada altura, tive que responder. E isso aconteceu no blog Sangue Leonino. Essa inverdade, que agora é repetida até à exaustão pelos sportinguistas, na tentativa de nos colocar no mesmo saco que o Porto, está agora a ser elevado a verdade absoluta por muitos adeptos que ouvem e embrulham. Pois bem, vou repetir aqui, o que disse lá:

"Mais uma vez, a repetir uma inverdade para justificar o injustificável.

O tal tráfico de influências do Benfica (lol), era exatamente o mesmo "tráfico" de influências que vocês tinham, já que essa "escolha" era feita entre os vários clubes que chegavam a certo ponto da Taça de Portugal.

Mas você sabe isso, tal como sabiam os dirigentes do Sporting e do Porto na altura, tanto que se limitaram a estar calados, pois não havia nada, NADA, de diferente para os seus próprios clubes."

Como resultado, fui insultado de muitas e várias maneiras, e interessante, ou não, dos muitos comentários que recebi, nenhum refutou ou sequer mencionou o que quer que fosse acerca da minha explicação. Sintomático... É ainda inesperado para mim os meus comentários serem "melhor" recebidos em blogs portistas que sportinguistas. Em ambos há uma clara, e natural, resistência, mas este nível de insultos, apenas a encontrei em blogs sportinguistas. Diferentes pois...

7 comentários:

Captomente disse...

@Filipe, de facto, é absurdo a velocidade com que mudamos de opinião! Eu próprio sinto isso. Em 5 dias, já deve ter alterado o veredicto do PPC inocente/culpado umas 30 vezes. Mas se recordarmos-nos de outros casos bem mais abrangentes, verificamos que o fenómeno é semelhante, não exclusivo a adeptos de futebol, e especialmente se o dito caso ocorrer por cá no burgo.

Cumps.

Filipe Araújo disse...

Concordo consigo.

No entanto, faz-me espécie esta cegueira de muitos sportinguistas, mais preocupados em puxar o Benfica para a conversa com mentiras, e não pensando no que aconteceu e nas suas consequências. Porque acho que ninguém tem dúvidas que algo aconteceu. O quê realmente, ainda estamos para ver...

Carapau disse...

Bem julgo q as pessoas mudam de opinião conforme os contornos vão mudando. Até agora temos assistido a uma comedia com contornos surreais dignas de um filme do Johnny English.

Carapau disse...

Querem a minha opinião:

http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/portugal/policias-ladroes-livres-por-serem-trapalhoes

Vitto Vendetta disse...

Se o Antero fosse vivo diria:

"Phoda-se que é só burros"

Filipe Araújo disse...

Carapau, as pessoas mudam de opinião à medida que os contornos se alteram. E devem-no fazer. Mudar de opinião não é algo mau. Mas o problema é quando mudam sempre na tentativa de esconder um problema que existe. Isso não chamo mudar de opinião, mas sim de fuga para a frente.

Filipe Araújo disse...

<<...o Tribunal de Benavente suspendeu a execução da pena, tendo em conta "a verdadeira trapalhada" – e o "grau de amadorismo com que o assalto foi planeado e executado".>>

Pronto, já estão a dar esperanças aos sportinguistas! :-)