quinta-feira, 12 de julho de 2012

Análise ao plantel - parte 2 - Meio Campo

Olhando para o meio campo, a análise que faço olhando para os jogadores atuais do Benfica, é muito positiva. A quantidade e a qualidade é insuperável olhando para o panorama português. Há no entanto algumas incógnitas, e mesmo assim, algumas falhas.

Começando pelas alas. No lado esquerdo, por enquanto temos Gaitan, Nolito e Ola John. Partindo do princípio que Gaitan sai, ficamos com duas opções de qualidade para essa posição, com um jogador já adaptado na equipa, e outro para crescer e dar outras opções de ataque, visto ser um jogador mais vertical que Nolito. Na esquerda não temos problemas. No lado direito, no entanto, já é outra conversa. Apesar da opção Bruno César, a verdade é que é o único jogador do plantel que pode fazer essa posição, e mesmo assim, adaptado. Talvez Hugo Vieira o possa fazer, mas continuará a ser uma adaptação. A vinda de Sálvio resolveria esse problema. No entanto, não considero esta posição uma prioridade. Nos anos de JJ, nunca tivemos verdadeiramente duas asas atacantes, o que muitas vezes, até conferia outra solidez ao meio campo. Mas se for possível reforçar esse lado, não se enjeita.

No centro temos ainda o problema de saber se Witsel fica ou não. E esse é talvez o grande problema no meio campo para o ano. Para já, ficando, e tendo (espero eu) novamente Carlos Martins, ficamos com um meio campo com várias opções ofensivas e defensivas, todas de qualidade. E ao contrário de muita gente, tenho grandes expectativas em Matic este ano. Porventura, em caso de necessidade, temos os jogadores da equipa b, onde teremos, por exemplo, David Simão. A grande questão é a saída ou não de Witsel. Se ele sair, teremos um problema bicudo para resolver. Estivesse ainda Ruben Amorim no plantel, e estaria descansado, mas não está. E relembro, para quem está esquecido, das dificuldades iniciais de Witsel para se adaptar ao ritmo do futebol português. Caso ele saia, e se vá buscar outro, lá teremos novamente de recomeçar o processo. Isto claro, descontando o facto de não se encontrarem jogadores como Witsel todos os anos.


Caras novas:

Ola John (EE)
Carlos Martins (MO) - a confirmar por JJ


Conclusão: A continuidade ou não de Witsel é a chave do campeonato do próximo ano. Não por ser mais importante que os restantes, mas por ser mais difícil de substituir. Ainda assim, e contando com alguns jogadores da b, penso que temos um meio campo adequado para a próxima época. Saiba JJ geri-lo!


Análise ao plantel - parte 1 - Defesa

3 comentários:

Bruno Pereira disse...

David Simão já rescindiu com o SLBenfica...
Comparar Ruben Amorim a Witsel se não é crime, anda lá perto...
Ola John joga perfeitamente na direita (apesar dele preferir jogar na esquerda, no Twente rendeu mais na direita)
De resto, concordo contigo.

Abraço!
http://orgulhosamentelampiao.blogspot.pt/

Filipe Araújo disse...

Também eu pensava que já tinha rescindido, mas afinal faz parte da equipa b... Não percebo nada...

Quanto a Ruben Amorim, das poucas vezes que jogou na sua posição real, teve sempre grande rendimento. Mas a polivalência tem estes problemas. Joga bem em qualquer lado, e o pessoal esquece-se que talvez seja bem melhor numa determinada posição.

Um abraço e aparece mais vezes!

Bruno Pereira disse...

OMG, um gajo leia os jornais que ler vai acabar sempre desinformado. Peço desculpa pela incorreta tentativa de correção (e ainda bem q está na B então, gosto muito dele ;))
Também gosto(ou gostava...) muito do Ruben Amorim e no meu entender teria sempre lugar no plantel do SLBenfica - tem uma cultura tática enorme!
Quando é que acaba a silly season?? Buahhhhhhhhh ;(