quarta-feira, 11 de julho de 2012

Análise ao plantel - parte 1 - Defesa

Por um lado, posso começar por dizer que a nossa defesa, no seu conjunto, é de qualidade. Tem no entanto algumas falhas, que ao longo destes últimos anos, se têm tornado bem problemáticas.

Começando pela baliza, sinto-me descansado. Depois de termos contratado Artur, esse problema desapareceu. Não é o melhor do mundo, mas tem muita qualidade, não dá erros constantemente, e tem a calma necessária aos guarda-redes. Temos agora também um número dois de qualidade, experiente, português e barato, e ainda, um terceiro guarda-redes de futuro, para ir jogando na equipa b, mas espreitando qualquer oportunidade na equipa principal.

O centro da defesa, contando que se mantêm os mesmo jogadores, deixa-me também descansado. Temos dois titulares de nível mundial, e dois bons suplentes. Apesar de muitos benfiquistas não gostarem de Jardel, a verdade é que as suas prestações pelo Benfica desde que chegou são meritórias, e entre ter Jardel e ter Sidnei, prefiro de longe ter Jardel. Sidnei tem muito mais potencial mas muito menos cabeça. Miguel Vítor dá também muita segurança em caso de substituição dos titulares. Há quem considere que quatro centrais é pouco, mas agora, com a equipa b, esse problema pode ser resolvido.

Nas laterais é onde se encontram os problemas. Se na direita estamos bem (muito bem) servidos por um titular de grande qualidade, a verdade é que um dos problemas deste Benfica é quando este não está disponível. Já se arrasta há muito tempo esta falta de um bom suplente para Maxi, e infelizmente, nas fases finais do campeonato, isso faz-se sentir na sua disponibilidade física. É uma falha grave que espero ser colmatada. Quanto à esquerda, depois do erro de casting do ano passado com Emerson, é necessário um titular para essa posição, que tenha outra qualidade ofensiva, mas também defensiva. Suplente já temos - Luisinho, fala o titular.



Novas caras:

Paulo Lopes (GR)
Luisinho (DE)


Conclusão: é o setor da equipa que falta verdadeiramente reforçar, ao contrário de outras, que estão dependentes de saídas. Sabendo reforçá-la com um bom jogador para titular na DE, e um bom suplente para Maxi na DD, ficamos com uma defesa que nos dá garantias.



PS: Deixo uma análise mais profunda sobre a contratação de Luisinho para mais à frente. Sem ver alguns jogos dele pelo Benfica, não consigo dizer se é uma contratação para reforçar ou apenas para engordar... Aproveito para relembrar a minha opinião pessoal sobre Emerson, que penso que nos daria grande jeito para o ano, não estivesse ele queimado junto aos adeptos.

Sem comentários: