terça-feira, 1 de maio de 2012

A equação do campeonato

LFV + JJ + y = campeonato perdido

Já há muitos anos que não via um ano em que fosse tão simples ganhar um campeonato, acabando por perdê-lo. Para este final, contribuíram os três elementos acima referidos: o nosso presidente, Jorge Jesus, e a variável y (árbitros).

LFV: Mais uma vez, erros básicos foram cometidos pelas nossas altas instâncias. Começando pela definição do plantel, no início da época, não acautelando as teimosias de JJ e um suplente para Maxi. E quando se podia ter emendado a mão, contratamos... o Djaló. Assim, ficamos sem suplentes para Maxi, um titular na lateral esquerda (já que Cap apenas contou nestes últimos jogos), e ainda, ficámos sem uma boa segunda linha no meio campo. As saídas de Ruben Amorim e Enzo Perez foram erros. Graves na minha opinião! O Benfica é a entidade patronal, e a partir daí, é quem manda. Ponto. Teriam sido grandes reforços nesta fase final, depois de lhes passar a birra. Mas não, foram embora, juntamente com David Simão. Grandes erros. Mas não fica apenas pelo plantel. Tem-se dado trela muito larga a JJ. É necessário um diretor desportivo acima de JJ, que sirva para o chamar a atenção perante erros sucessivos, tanto tácticos, como de comunicação. E terminando no apoio nunca explicado a um nome do sistema para a federação. Continuamos à espera da razão de tal atitude, pela qual pediu paciência e confiança.

Jorge Jesus: É um grande treinador. Continuo a achar o mesmo. Mas a sua falta de humildade cega-o. Há falhas que vêm desde o seu primeiro ano, que teima em não corrigir. No primeiro ano, foi tão forte a nossa entrada, que aquele sufoco na fase final é esquecida. No entanto, no segundo ano, a má entrada, impediu que chegassemos ao último terço em vantagem, e como tal, nas alturas decisivas, a equipa, em quebra física, falhou. Este ano, até a dada altura, Fevereiro, a época estava a ser quase perfeita (excepto na Taça de Portugal). Mas claro, quando, mais uma vez, a equipa fraquejou fisicamente, foi queda livre. Cinco pontos de vantagem! Cinco! Com este plantel, não se percebe, não se aceita, que continue a espremer alguns jogadores, deixando outros, porventura com menos qualidade, completamente frescos o resto do ano. Boas opções foram deixadas ao esquecimento, enquanto outros jogavam vezes e vezes sem conta, mesmo sem força ou qualidade. JJ certamente teve também uma palavra a dizer nas saídas de Ruben, Enzo e David Simão. E já agora, porquê a saída de Carlos Martins este ano? O único jogador que contava para JJ como substituto de Aimar? JJ falhou na gestão do plantel, falhou na gestão física, e falhou ainda na sua maior qualidade, a táctica. Relembro rapidamente os jogos em Guimarães, na Luz com o Porto, e agora em Vila do Conde. Em todas elas opções tácticas a favor de um suposto maior pendor ofensivo, que retiraram força ao meio campo. Ou seja, um erro que ele tinha corrigido razoavelmente bem relativamente ao ano passado, voltou a repeti-lo na fase crítica da época, com os resultados que se conhecem.

y, a variável arbitragem e APAF: claro que, apesar dos vários erros de LFV e JJ ao longo do ano, o campeonato dificilmente teria sido perdido não fossem os erros de arbitragem estratégicos cometidos em Coimbra, na Luz com o Porto, em Alvalade, em Vila do Conde, e ainda, o castigo a Aimar, fora do critério que foi posto em prática todo o campeonato. Erros demasiado escandalosos e demasiado seguidos, para se acreditar serem apenas normais. Porque o erro é normal. O que não é normal, é acontecerem tantos em tão pouco tempo, claros e para o mesmo lado. E por fim, a falta de coerência seguida todo o ano pelos nossos árbitros. A facilidade na marcação de penaltis a favor do Porto apenas era igualada pela dificuldade na marcação de penaltis a favor do Benfica.


Com tudo isto, eu, alguém que sempre soube ver mais virtudes que defeitos no nosso presidente e no nosso treinador, começo a pensar se nesta altura, não começa a ser ao contrário. Ambos. Tudo na vida tem o seu tempo. Ambos fizeram muitos pelo clube, e eu não me esqueço disso. Mas se a ideia for continuar o que se tem feito ultimamente, penso que está na altura de dar um passo à frente. O Benfica é maior que algumas pessoas.



PS1: Presidente, onde anda? É nestas alturas que os líderes têm que corresponder ao seu título.

PS2: relativamente à notícia de que JJ já terá acordo com o Porto, sinceramente não acredito. Não porque ache que JJ seja muito fiel, mas sim porque isso está nas mãos de LFV e duvido que ele deixe isso acontecer.

Sem comentários: