sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

[BOMBA] Correção histórica que se impunha indigna sportinguistas


Na onda da mais recente tentativa de reescrita da história do futebol português, após longas e exaustivas pesquisas e análises aos arquivos históricos, cheguei a uma descoberta explosiva! Afinal, a famosa frase de José de Alvalade está incorreta. Deixo-vos aqui a verdadeira frase deste grande sportinguista:

"Queremos que o Sporting seja um grande Clube, tão grande quanto os maiores de Portugal"


Tal como a anterior frase, também esta continua a estar desfasada da realidade, especialmente devido à mentalidade de calimero e de clube pequenino da qual não se conseguem livrar...


segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Jorge Sousa e as mãozinhas


JJ, no alto da sua sabedoria, maestria e genialidade, mostrada claramente na incompreendida substituição de Dost, indignou-se com a arbitragem. E como por aqui há memória, basta lembrar dois jogos recentes como o jogo do Sporting com o Porto, onde as mãozinhas não foram consideradas relevantes, ou então, os elogios no ano passado a Jorge Sousa, num jogo limpinho limpinho, em que cometem um penalti e mandam o Luisão para o estaleiro uns meses, e nada foi marcado.

Ontem vi um bom jogo de futebol, em que uma equipa foi mais eficaz que a outra. Quererem justificar-se com o árbitro é apenas estúpido, mas normal num clube onde nunca, mas mesmo nunca, reconhecem mérito ao Benfica quando são derrotados. 

Mas já o povo dizia, os cães ladram e a caravana passa...


terça-feira, 15 de novembro de 2016

O futebol português é isto (da série "O Benfica manda nisto tudo")


Após um ano e mais alguns meses de inaceitável pressão de BdC aos árbitros, com insultos, acusações, insinuações, coação, e muito mais, é agora Luís Filipe Vieira que se vê na contingência de ficar suspenso por palavras a árbitros no jogo Benfica-Vitória de Setúbal desta época. 

Se realmente o presidente do Benfica teve palavras menos adequadas, concordo perfeitamente que seja castigado. Ele não está acima da lei. Fico é perplexo como, após uma das épocas mais incendiárias que me lembro no futebol português, o seu responsável continue alegremente sem ser castigado.

Como é óbvio, o Benfica manda nisto tudo! 

Vergonha em Alvalade


No outro lado da segunda circular continua-se a mostrar a verdadeira essência do seu presidente e dos seus excitados acólitos. 

E os sportinguistas lá vão andado, alegremente aceitando tudo o que vem da boca do incendiário mor do futebol português, sem perceber que este caminho terá os seus custos. 

quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Almanaque do Sporting confirma 35 campeonatos para o Benfica e 18 para o Sporting...


Sobre isto tenho apenas a dizer... LOL!

Mais uma humilhação para Bruno de Carvalho e para todos os seguidistas do incendiário mor do futebol português.


Caso vouchers - e depois do orgasmo vem o anti climax


Depois do orgasmo coletivo dos sportinguistas com as buscas na Luz, já com a visão do Benfica a descer de divisão e quiçá, desaparecer do mapa, vem agora a indignação por o resultado mais provável (e mais que esperado), não ser o desejado. Pois se deram loas pela coragem de se investigar, agora indignam-se porque o resultado afinal não é o que queriam, já se insinuando até prendas aos investigadores...

Enfim, como o ridículo não tem limites para os lados de Alvalade, o clube continua a merecer o reconhecimento como o LOL de Portugal! O clube diferente continua a ser aquele que todos nós amamos e adoramos!


PS: Já agora, e porque não me esqueço, onde andam as investigações sobre as prendas de cortesia do Sporting aos árbitros? Porque se não me falha a memória, na altura assumiu-se que praticamente todos os clubes tinham essa prática, inclusive o Sporting. E porque a prenda do Sporting era uma camisola do clube, mais umas coisitas, e como estas camisolas não são propriamente baratas, onde andam as continhas e as investigações sobre isso? Algum sportinguista que nos ilumine sff. Sendo o Sporting o paladino da verdade e da transparência, certamente os seus adeptos têm uma palavra a dizer-nos sobre isso. 

terça-feira, 25 de outubro de 2016

Escândalo! Jornalistas pagos pelo Benfica


Só assim se percebe que um jogador tão sobrevalorizado tenha ganho o prémio Golden Boy para melhor sub 21 do ano. Além disso, além de ser mediano e claramente pior que Adrien e companhia, já tem, de acordo com fontes seguras de Alvalade, mais de 24 anos. Ou seja, foi um prémio corrupto, com indícios de pagamento do Benfica a 20 dos 30 jornalistas votantes. 



PS: Agora que já saiu do Benfica, a sanha persecutória de uma grande maioria dos sportinguistas (e aqui não há como não fazer generalizações, tendo em conta a vergonha que foi o ano passado), reduziu-se bastante, com alguns a terem milagrosamente mudado de opinião...

sábado, 22 de outubro de 2016

Qual é a desculpa desta vez?


Quais serão as desculpas este ano?



PS: Gostei particularmente daquela falta de William nos descontos. Amarelo hein?

terça-feira, 18 de outubro de 2016

Sem dúvida! Sem dúvida!


"Futebol português merecia outro tipo de discursos e intervenções"

Bruno de Carvalho dixit


Sem dúvida! Começando pelo incendiário mor do futebol português...


sexta-feira, 16 de setembro de 2016

As razões de um ataque estúpido a Talisca


Já há muito não tenho escrito por aqui, mas o jogador emprestado pelo Benfica ao Besiktas foi a motivação suficiente para cá voltar. Foi amplamente noticiado o ataque feito ao jogador e à sua família nas redes sociais. Desde já deixo o meu repúdio pela atitude desses pseudo adeptos, os mesmos que muitas vezes, disfarçados de amantes do futebol, usam as redes sociais e muitas vezes as ruas um escape aos seus próprios problemas do dia a dia. Nada justifica esse tipo de ataques.

Agora, apesar de amplamente noticiado esse ataque, já não foram tanto assim as verdadeiras razões de ele terem acontecido. Querem passar a ideia de que os adeptos benfiquistas são uns anormais que até insultam um jogador apenas por nos ter marcado um golo enquanto emprestado. Nada mais falso.

A forma como Talisca tem-se vindo a comportar desde que saiu para a Turquia, com declarações incoerentes a cada dia que passava, que culminou na forma como festejou o golo, e mais grave, nas absurdas declarações no final do jogo (falsas como se veio a provar), foi o rastilho para toda esta confusão. 

domingo, 1 de maio de 2016

Falemos do Benfica! Eles que chafurdem nas sua lama...


Podíamos aqui vir mais uma vez falar de mais um jogo onde o Sporting foi beneficiado, com clara influência no resultado final.

Podíamos vir aqui falar da falta de coerência de muitos sportinguistas que criticam cartões amarelos bem mostrados e esquecem-se convenientemente de outros amarelos por mostrar e penaltis por assinalar.

Podíamos vir aqui falar da tradicional amizade azul e verde, com Pinto da Costa a defender e a fazer a sua homenagem à melhor equipa do campeonato (do segundo lugar para baixo, completamos nós).

Podíamos vir aqui um dia elogiar um árbitro, para no dia seguinte, dizer que afinal é mau.

Podíamos vir aqui chafurdar dia após dia na lama, como fazem dirigentes sportinguistas.


Mas preferimos lembrar apenas que faltam dois jogos, e que, apesar de sermos maus, sem treinador e jogarmos mal e porcamente, só dependemos de nós para sermos campeões. Falemos do Benfica. Deixemos os outros com a sua tradicional choraminguice e falta de coerência. Deixemos para os outros as amizades sujas, a pressão sobre os árbitros e as palhaçadas facebokeanas. Falemos do Benfica. 

sábado, 16 de abril de 2016

Uns convencem, outros tem sorte... As palavras de JJ


Sim, realmente JJ tem razão.

Enquanto uns estão em primeiro lugar no campeonato com o melhor ataque e a melhor defesa (juntamente com o Sporting), está nas meias finais da Taça da Liga e alcançou os quartos de final da Liga dos Campeões, outros estão em segundo e foram eliminados categoricamente de praticamente todas as outras competições nas suas fases iniciais.

Realmente, uns convencem e outros têm sorte. 

quarta-feira, 13 de abril de 2016

Orgulho...


Pois é, mesmo com os castigos, todas as lesões e com as contrariedades de última hora, que nos tiraram Jonas, Gaitan e Mitroglou ("apenas" a frente de ataque titular), conseguimos lutar até ao fim. Fazendo das forças coração, esta equipa lutou até ao limite, e talvez com a amostragem justa do cartão vermelho no lance que deu golo ao Benfica, ainda fossemos a tempo de ganhar ou mesmo passar a eliminatória. 

Orgulho é a palavra que melhor define o sentimento após esta eliminatória. Orgulho dos jogadores, equipa técnica e adeptos. Todos foram fantásticos, e não fosse termos uma das melhores equipas do mundo pela frente, bem como alguns dos árbitros menos corajosos que por aí andam, poderíamos agora estar a celebrar a presença nas meias.

Caímos de pé, ao contrário do que muitos vaticinavam, e agora é focar no campeonato. O próximo jogo, tal como sucedeu com a Académica, será bem difícil. Mas com estes adeptos e com esta crença, o céu é o limite.


PS: Houve vários jogadores a um nível altíssimo, dos quais posso destacar Ederson (apesar daquele quase frango), Fejsa e Jimenez, mas Renato esteve monstruoso!

PS1: Há muito, mas mesmo muito tempo que não me sentia satisfeito com uma exibição de Talisca. Perfeito para a altura em que entrou. Grande remate!

sexta-feira, 8 de abril de 2016

Naturalmente absolvido

Mas alguém estava à espera de outra coisa? No meio de várias agressões de Slimani e outros jogadores sportinguistas durante todo o ano, porque é que esta seria diferente? Mas não, o Benfica é que controla tudo isto!

Volto a repetir o que já disse aqui algumas vezes. Nunca se viu numa temporada uma tamanha pressão sobre árbitros e tanta tentativa de manipulação da imprensa e da opinião pública. No outro lado da segunda circular vale tudo para ganhar. Seja pressionar árbitros, conselhos de justiça, e até, caluniar e desvalorizar jovens jogadores adversários. 

No meio de tudo isto, como se sentirão aqueles sportinguistas que sempre definiram o Sporting como um clube diferente? Será esta a essência de que tanto falavam? Porque se for, podem ser diferentes à vontade...


quinta-feira, 7 de abril de 2016

O desespero do Sporting

Nunca se viu um ano onde a pressão sobre as arbitragens, a tentativa de as condicionar, tenha sido tão grande quanto este ano. Aliás, houve outros onde essa pressão era mais escondida, com os cafés com leite de Pinto da Costa. Mas esta pressão pública, a tentativa de manipular a opinião pública e a vontade de que os outros sejam prejudicados, nunca se viu. E terá consequências.

Basta ver o último jogo do Benfica com o Braga. O Benfica viu um penalti claro a favor a passar em claro, um penalti claro a favor a ser marcado, e por fim, um penalti contra claro a ser marcado. Razões para críticas? Só da parte do Benfica. Na mesma semana, o Sporting ganha (bem) com um golo em claro fora de jogo, e pelo meio, vê Teo agredir de forma intencional e bárbara o GR do Belenenses. 

Resultado? Críticas e pressões à arbitragem por parte de elementos do Sporting... Basicamente foi o ano todo nisto. Sporting, o tal clube diferente...


Concentração máxima para Coimbra

Tivemos uma belíssima noite europeia em Munique. Poucos estariam à espera de tamanha personalidade, prevendo antes o fim do sonho sob a forma de uma goleada. Afinal, basta olhar para o histórico recente para comprovar que poucas são as equipas que não têm saído bem chamuscadas da Allianze Arena.

Uma equipa com vários miúdos, que por outras bandas tentam a todo o custo desvalorizar, está em primeiro no campeonato e a dar luta ao colosso Bayern nos quartos de final da Liga dos Campeões. E isso é o que lhes custa, por mais ruído que façam.

Agora temos a Académica. Uma equipa aflita, a jogar em casa, a poucos dias da primeira mão. Por regra, estes jogos são dos mais difíceis, tanto pela questão física, mas mais importante, pela perda do foco. Não intencional, não porque se dê mais importância à Liga dos Campeões, mas porque mentalmente é assim que funciona o cérebro humano. Por isso, concentração máxima de equipa e adeptos, sem euforias, para Coimbra, para que o caminho continue a ser percorrido sem percalços até final. Nada está ganho e um simples empate pode deitar tudo a perder.


domingo, 6 de março de 2016

A azia de JJ


Eu percebo Jorge... Tiveste o título nas mãos, mas com o tempo, viste-o a esfumar-se entre os dedos. Mas anda lá, não vale a pena criticares os outros por aquilo que tu fizeste vezes sem conta ao serviço do Benfica. Sim, eu sei que és melhor treinador que Rui Vitória. Não te tiro isso. Mas sabes, isso de gozares e insultares o treinador adversário, que também tem as suas capacidades, tem o condão de unir o plantel em volta dele. Por isso, é melhor fazeres um mea culpa...

Espero que continues a criticar o futebol do Benfica, curiosamente, de longe o mais ofensivo em Portugal. É sinal de que estarás atrás a remoer sobre como é que este Benfica consegue mesmo sem ti. 


Equipa pequena e sem treinador ganha a liderança! E esta, hein?

Já aqui fiz, mas volto a fazer um mea culpa. A dada altura desisti de Rui Vitória. E felizmente ele calou-me. Bem caladinho! Independentemente de achar que ainda há muita coisa a melhorar, não tendo a certeza que ele o consegue, os factos são indesmentíveis. Estivemos irremediavelmente destinados ao 3º lugar, e paulatinamente, chegamos à liderança. Mesmo com 3 derrotas em 4 jogos com os grandes. Mérito de Rui Vitória.

Ontem foi um jogo de garra, concentração e eficácia. O Sporting criou mais oportunidades? Sim, mas tirando uma fase na segunda parte, nunca mostrou claramente ser superior ao Benfica. E tem graça JJ dizer que o Benfica jogou como equipa pequena, quando esta estratégia foi implementada com ele noutros anos, ao serviço do Benfica. E sinceramente, eu nunca fui contra. Nestes jogos, por mais espetaculares que todos queiramos que sejam, o importante mesmo é sair com um resultado positivo. E meus amigos, foi o que Rui Vitória fez ontem. 

Com contrariedades como JJ nunca teve ao longo de uma época, com vários jogadores essenciais a lesionarem-se durante muito tempo, e ao mesmo tempo. E com um peso enorme da história recente do Benfica. Vide casos idênticos que terminaram mal em clubes como o Manchester United, em que a transição demora mais anos. 

Não sei se o Benfica vai ser campeão. Obviamente que acredito muito mais agora que há vários meses atrás. Mas para isso nem precisávamos de ter ganho ontem. Eu dizia a alguns amigos que o Benfica saísse de Alvalade com o empate seria campeão, pois o Sporting tem demonstrado perder muitos pontos em casa com equipas pequenas, e ainda teria Porto e Braga fora. Com a nossa vitória, penso que estão reunidas as condições para uma reta final triunfante. 

Vamos ter a cabecinha no lugar, ser humildes como temos sido até agora, coisa que outros não foram, e encarar cada jogo como uma final!

Quanto aos jogadores, houve alguns melhores que outros, mas todos foram grandes. Destaques para:

- Lindelof (que jogão, que personalidade, que jogador temos ali)
- Ederson (mãos de aço, sem tremer)
- André Almeida (mesmo com alguns cortes falhados, sempre muito concentrado e de grande utilidade)
- Renato Sanches (mesmo com tanto passe falhado, o pendor e a força do nosso meio campo)
- Jonas (tem graça dizerem que ele passou ao lado de "mais" um jogo com os grandes... Meu Deus, tanta ignorância...)
- Mitroglou (pelo golo e pela importância na construção ofensiva em toda a primeira parte)

E agora venha o Zenit! 

domingo, 21 de fevereiro de 2016

Eles bem tentam, mas nós continuamos a ganhar

Exibição qb numa vitória justíssima. E tendo em conta que basicamente foi o mesmo onze a jogar nestes três jogos, seria de esperar que ontem não fosse fácil. Não foi mas fizemos o suficiente para ganhar e ganhámos. A pressão e o achincalhamento público de personagens como BdC ou Otácio bem tentam mudar o cenário, mas não conseguem. E claro, quando ao penalti "mal assinalado", as imagens são claras. Para quem quer ver. Para quem não quer, tudo serve para tentar diminuir o Benfica. Eles bem tentam, mas nós continuamos a ganhar!



Já o disse várias vezes a quem está à minha volta que se ganharmos os jogos que temos até ao fim e se não perdermos em Alvalade, o título será nosso. Por isso, é continuarmos a fazer o nosso trabalho, pois a esperança no Tri ainda é grande.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Lindelof


Hoje é daqueles dias que todos os jovens jogadores esperam.

Que seja mais um passo em frente e que mostre qualidade suficiente para ajudar a garantir a vitória. 

Venham os pastéis, que a fome já aperta!

Vergonha


É o que eu sinto quando alguns que se dizem adeptos do Benfica cometem coisas absurdas como roubar a camisola a um menino com deficiência. Vergonha. Podia dizer aqui o que é que esses energúmenos podiam ir fazer uns com os outros, mas vou tentar-me conter. Em vez disso deixo o comunicado do Benfica, o qual subscrevo na totalidade.


"O Sport Lisboa e Benfica lamenta e repudia as ações atribuídas a adeptos do clube, ontem, em Londres, no jogo a contar para a Premier League International Cup.

O desporto exige respeito, muito mais para com aqueles que lutam com limitações físicas de qualquer ordem. Temos o direito a exigir respeito, quando respeitamos. Infelizmente, há sempre alguns que não sabem respeitar nem a história, nem a grandeza do Clube.

Ao jovem adepto do FC Porto que ontem foi cobardemente incomodado, o SL Benfica endereça um pedido de desculpas e espera que uma situação destas nunca mais se repita."

domingo, 31 de janeiro de 2016

Parece que a malta do Sporting anda indignado com Cosme Machado

Aparentemente o homem passou a ser mau árbitro... Será que também era há alguns meses atrás? É que não ouvi ninguém do Sporting indignado com tamanha incompetência há uns meros meses atrás.

domingo, 17 de janeiro de 2016

Porque é necessário desmontar a propaganda de BdC, o penalti "fantasma" sobre Lima


Depois de um jogo onde o Sporting tenta tudo por tudo desviar as atenções do mau jogo com um ataque feroz à integridade do árbitro, com um lance que, sejamos sinceros sportinguistas, fosse ao contrário não seria minimamente duvidoso, BdC tenta colar ao Benfica estes supostos erros. Aliás, um desses erros, corrigidos pelo fiscal, seria a favor do Sporting e teria sido um dos mais escandalosos da história do futebol português dos últimos anos. Mas isso pouco interessa, nem as atitudes de JJ a empurrar o fiscal de linha, ou sequer a censura na conferência de imprensa no final. 

Mas é interessante ver que, na sua ânsia de tentar atacar árbitro e Benfica, BdC tenha ido buscar um suposto penalti "fantasma", polémico na altura, e que as imagens mostram que na verdade foi bem marcado. Naturalmente, haverá muitos sportinguistas que irão à partida dizer que não, que era mesmo, sem sequer verem as imagens. Mas como felizmente não são todos cegos, alguns irão ver mesmo e perceber que há muita coisa errada nestes últimos dias, e não é propriamente com o árbitro ou com o Benfica...



sábado, 16 de janeiro de 2016

O pior cego é aquele que não quer ver...

Da noite de ontem veio o folclore do costume de BdC. Depois de um jogo onde perderam pontos por culpa própria, de quem é a responsabilidade? Do árbitro: Claro, desse marmanjo que teve a desfaçatez de marcar um penalti e expulsar um jogador do Sporting. 

Naturalmente, quem vê de fora, ou quem vê com olhos que não estejam totalmente tapados com palas, vê que é penalti. Mesmo que não o fosse, seria muito difícil não o marcar, da maneira como Patrício entrou naquele lance. Mas foi. Basta ver as imagens. 

Mas não contentes, muitos adeptos foram na cantiga de BdC e de JJ, esquecendo a péssima exibição da sua equipa, e focando-se na arbitragem. Então agora surgiu uma imagem, frame por frame que, dizem eles, mostra que não é penalti. A vontade é tanta que nem sequer olham para a imagem bem...


Dizem eles que mostra que Patrício toca na bola. Sim, toca. A questão é que toca primeiro no pé direito do jogador. E isso meus amigos, é falta, e naquele contexto em particular, com direito a vermelho. Como até muitos blogs sportinguistas admitiram.

Podem ver o lance todo, com direito a vários ângulos, aqui (http://videos.sapo.pt/zQ8o8OgJ5iueCTGGnp5P) a partir dos 40 segundos. Como é que podem dizer que este lance não é penalti, e mais, como podem dizer que o árbitro os "roubou" com este lance? Eh pá, olhem lá outra vez. O Patrício parecia um touro com vermelho à frente. Entrou com tudo e lá vai disto...

Por isso, parem lá de ser cegos e coloquem mas é os olhos naquilo que a vossas equipa (não) fez. 


PS: Para ver o calibre da palhaçada que é agora a pressão sobre os árbitros, basta ver o que se fez quando o árbitro voltou atrás na decisão do penalti na segunda parte. Todos viram que não era e que o árbitro tinha agido bem, mas jogadores e equipa técnica fizeram uma pressão enorme sobre o fiscal de linha com uma investida digna de um filme de guerra. Onde está a verdade desportiva? Onde estão os paladinos da ética? Onde está o clube diferente? Pois... 

sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Escândalo em Alvalade!


O árbitro voltou atrás numa decisão errada! Estão todos contra o Sporting... Isso não se faz!

E o que é que é isto de os árbitros decidirem bem contra o Sporting? Onde e que já se viu esta pouca vergonha? É o colinho!!!!

terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Bruno, vamos falar de penaltis?

BdC tem aproveitado todas as chances para colocar pressão no Benfica e nos árbitros que o apitam. Essa estratégia tem dado ótimos frutos ao Sporting que, pese a sua subida exibicional dos últimos jogos, não teria a vantagem pontual sobre o Benfica não fossem uns quantos de jogos, digamos, com arbitragens sortudas, 

E isto a vem a propósito das declarações, sempre em cima do acontecimento, de BdC, após o jogo Guimarães - Benfica. E sendo o presidente sportinguista o grande arauto da verdade desportiva, estou à espera das suas declarações sobre o penalti claramente fora da área e as 3 faltas graves (quiçá para expulsão), no último jogo do clube que preside. 

Certamente o presidente do clube diferente, grande paladino da verdade e transparência desportiva, irá ter uma palavra assertiva sobre esses factos. Vamos falar de penaltis Bruno? E já agora, das constantes agressões deixadas passar em claro de Slimani? Isso sim, daria uma bela conversa!

segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Do nevoeiro saiu uma equipa

Parecendo que não, e apesar da falta de uma ideia coletiva de jogo (na minha opinião), a verdade é que nos últimos 10 jogos vão 9 vitórias e 1 empate. Acabou aquela inconstância de início de época, com vitórias intercaladas com derrotas. Aliás, são essas, e não as dos jogos contra Porto e Sporting que nos impedem de estar na liderança.

Por isso, apesar de não estar satisfeito, devo dizer que noto melhorias. Se não como gostaria de ver, mas pelo menos na inteligência com que RV disfarças as suas debilidades. Ou seja, procura dar mais segurança defensiva à equipa, deixando depois o resto com a qualidade individual de jogadores como Jonas ou Pizzi. Passou-se a atacar com menos, o que ajuda a defender melhor quando ocorrem perdas de bola a meio campo. E esta é essencialmente a grande diferença. E como com golos e vitórias vem a confiança, a equipa embalou. E é essa embalagem que tem assustado um pouco JJ e responsáveis do Sporting que repentinamente passaram a preocupar-se mais com o Benfica.

E venha o próximo, e que este crescimento se mostre sustentável. Afinal, não é todos os dias que se ganha na Choupana com esta autoridade, ainda para mais a jogar num batatal...

PS: Jonas é grande!

quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Perfeito? Nem por isso. Mas soube bem!

Dizer que o Benfica ontem foi perfeito é, digamos, algo exagerado. No que diz respeito a treinadores do Benfica, não sou daquelas pessoas que critica por não ir com a cara de alguém. Enquanto profissional do Benfica, qualquer treinador e jogador terão o meu respeito. Gostar da personalidade não é um fator importante na minha avaliação. Dito isto, não tenho particular antipatia por Rui Vitória, apenas pela forma como põe (ou não põe) a equipa a jogar.

Chegamos assim ao jogo de ontem. Jogamos melhor que noutras ocasiões? Talvez. O suficiente para golear uma equipa que apenas há poucos dias foi vencer 3-1 o Porto em pleno Dragão? Não, nem por isso. As insuficiências da equipa mantêm-se. Mas houve um pormenor que fez a diferença, que foi o golo obtido ainda na primeira parte. Com o aparecimento de mais espaços, o Benfica mostrou onde ainda é forte: nas suas individualidades. E daí o aparecimento de golos atrás de golos. E soube muito bem. 

Há no entanto algo onde o Benfica evoluiu, que se tem traduzido em maior facilidade em não perder pontos: menos oportunidades consentidas. Claro que não há grande ciência na coisa. Nota-se que o Benfica deixou de atacar com muitos, o que traz prejuízos à frente mas tornou a equipa menos permeável às constantes perdas de bola que ainda ocorrem com passes falhados.Há que saber jogar com as nossas próprias debilidades e RV está a fazer isso com as dele. Porque sejamos honestos, RV, profissionalmente falando, não é claramente do mesmo nível que JJ. 

Já no que diz respeito à personalidade, aí JJ bate o RV por ko, no pior dos sentidos. Achei piada nos últimos dias ouvir dizer que RV tinha-se mostrado nervoso por ter dado a resposta que deu a JJ. Veio-se a ver que foi mais o contrário, com a reação de JJ mostra. Nível do mais baixo que se pode ver num treinador. Penso que nem Mourinho tenha feito tal, e o setubalense já tem a sua quota parte de reações pouco graciosas.

Vejamos o que sai daqui, mas continuo sempre à espera que a equipa melhore. A fé existe sempre, e quem sabe, RV pode surpreender-me. Ou pelo menos, a equipa, com alguns regressos, pode com as suas individualidades, conseguir algo este ano. Gosto das goleadas mas ainda prefiro vitórias consecutivas até à vitória final.

segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Arbitragens? É preciso ter lata...

Este último jogo em Guimarães esteve longe de ser imaculado. Aliás, entre o deve e o haver, aceito perfeitamente que o Vitória foi o mais lesado. Mas fazer o escândalo que estão a fazer é pura cretinice de quem não viu o jogo. Claramente. Houve um penalti? Na altura não me pareceu, mas aceito que sim após ver mais repetições. Eliseu devia ter sido admoestado por aquela cotovelada? Claro que sim. Mas o que originou essa cotovelada? Cafu já tinha por várias vezes feito faltas duras que não mereceram castigo... Otávio nunca podia ter chegado ao fim da primeira parte ainda em campo. Muitos amarelos ficaram por mostrar. Dois fora de jogos perigosos foram mal tirados.

Pois é, falar sobre arbitragens com palas dá nisso. E é preciso ter lata BdC vir a falar de árbitros. E prendas... Quiçá para esconder o que cada vez mais pessoas estavam a ver como tretas, como por exemplo o "maior negócio de sempre do futebol português"...

Conclusões do fim de semana - Os três grandes

Antes de mais, bom ano a todos. Que 2016 seja um ano pessoal e profissionalmente bem sucedido, e claro, com muitas vitórias encarnadas.

Agora, quanto ao fim de semana. Estes dias mostraram claramente o que é esta temporada. Um Benfica sem grande fio de jogo a assentar o seu jogo em cruzamentos para a área e a rezar para que as individualidades decidam. Mais uma vez foi o que aconteceu. E de 3 em 3 pontos, vamos estando perto dos primeiros. Se nada mudar, dificilmente sairemos do 3º lugar. Na realidade, o Porto não está muito melhor, mas tem a grande vantagem de ter os dois melhores laterais do campeonato, o que faz toda a diferença. Pode ser que Grimaldo pegue de estaca e Nelson regresse com o mesmo rendimento que tinha antes da lesão. Com os regressos de Luisão e Sálvio, pode ser que a equipa mostre mais. Pode ser...

Quanto ao Porto, o ponto fraco é claramente o treinador, pois com um plantel tão rico, continuar a ser zero ao fim de ano e meio só pode ser culpa de Lopetegui. Percebe-se muito bem a defesa de JJ. Ele continuar no Porto é mais um passo para alcançar a vitória no campeonato.

Por fim, o Sporting. JJ mostra todas as suas capacidades. Com o pior plantel entre os 3 grandes, JJ faz o que fez sempre. Treina muito bem durante a semana o seu esquema de jogo, e naturalmente, a equipa coloca em prática ao fim de semana. Não me é difícil de admitir que o homem sabe o que faz. Sempre defendi aqui a sua capacidade e desde há muito o considero o melhor treinador português. É pena a sua inabilidade de se adaptar a um novo tempo, onde a aposta da formação teria de ser mais forte. E isso ele nunca fez...

Sporting é assim, claramente nesta altura o mais forte candidato ao título.


PS: Uma última conclusão a tirar deste fim de semana: BdC continua a sua senda de ataques contra o Benfica, agora na tentativa de mascarar um negócio que foi o pior dos 3 rivais, mesmo que com os maiores valores. Não explica nada mas diz que é o melhor. E como continuavam a colocar em causa, toca a atacar a arbitragem do último jogo do Benfica. É preciso ter lata, quando sem os favores do árbitro, mesmo estando a ser melhor, estaria muito mais próximo de nós na classificação...