quinta-feira, 13 de março de 2014

Rei Benfica

Que dizer desta exibição em Londres? Pouco, a não ser fantástica. Fantástica na forma como o Benfica domina inteiramente um jogo, mesmo quando está encostado pelo adversário. Alguém sentiu alguma vez durante este jogo, por um minuto que fosse, que o Benfica não sairia vitorioso de White Hart Lane? Este é talvez o melhor Benfica de JJ, e realmente, o nosso treinador tem a equipa como quer: fortíssimo defensivamente e explosivo nas transições ofensivas. A forma como a equipa está a defender, em bloco, em todo o campo, coletivamente, é assombrosa. Não há momento do jogo em que um adversário com bola não veja logo as suas opções reduzidas ao mínimo, devido à ocupação dos espaços dos jogadores do Benfica. 

E ao contrário de outras alturas, podem sair vários titulares, que a dinâmica da equipa não se altera. Não sei como é que este ano vai terminar, mas que este é o melhor Benfica dos últimos anos, é! Muito mérito a JJ, o tal que toda a gente queria ver pelas costas no final da época passada. Afirmei-o aqui várias vezes, e volto a afirmar. O Benfica, mantendo a estrutura técnica, e consequentemente, o estilo de jogo e todas as aprendizagens feitas com JJ, podia este ano voltar às grandes decisões e ganhar. E com um pouco mais de sorte, e com um plantel mais homogéneo, pode este ano ganhar o que perdeu o ano passado. Mas atenção! Nada está ganho. E o Benfica tem de continuar a fazer jogos com esta competência para alcançar os seus objetivos.

Quanto a destaques pessoais, e apesar de todos terem sido gigantes, há um que foi acima de todos os outros. Luisão fez talvez o melhor jogo que já o vi fazer pelo Benfica, e já vi muitos excelentes jogos da parte dele. Mas o tal central que vale pouco, lento e velho, continua a mostrar a muita gente que vale mais um jogador inteligente que um jogador rápido. Os adjetivos são poucos para classificar a exibição do nosso capitão esta noite, mas acho que acima de tudo, Luisão foi o comandante de uma equipa. Vamos ter um bico de obra para substituí-lo daqui a uns anos. 

De resto, Rodrigo está cada vez mais a um nível altíssimo, Fejsa continua a mostrar toda a sua qualidade no meio campo, e Rúben Amorim demonstra a sua enorme utilidade. Tanta falta que nos fez no ano passado... 

Agora venha mais uma final no campeonato, num jogo sempre difícil na Choupana. 

Força Benfica, rumo às vitórias!

Sem comentários: