terça-feira, 4 de setembro de 2012

E agora?

Podemos ver a nossa atual situação de duas maneiras:

Financeiramente, penso que não podia ter corrido melhor. Quase 70M de euros, e desses, pelo menos 60 a pronto pagamento. É muito dinheiro! Dinheiro esse que certamente irá equilibrar as contas do nosso clube. Ao contrário de outros, nós honramos os compromissos, e não deixamos funcionários sem receber e ao mesmo tempo, a pagar ordenados altíssimos, mesmo para um nível europeu... E, se recuarmos alguns anos, vemos que hoje em dia o Benfica consegue rentabilizar jogadores e vender a preços muito altos, ao contrário de à bem pouco tempo! Entre Javi e Witsel, gastou-se 13,5M, para mais tarde, receber-se pelos mesmos dois jogadores 60M (ou 63). Financeiramente, este final de época de transferência foi um sonho.

No plano desportivo, é onde esse sonho se torna num pesadelo. De um meio campo fortíssimo, para o qual, ainda assim, se achava que ainda poderia ser mais completo, passámos para um meio campo desfalcado, onde apenas há um jogador com resistência física necessária a um grande número de jogos, que é o Matic. E aqui ressalvo: apesar de preferir que Javi e Witsel tivessem ficado, compreendo a sua saída. No entanto, o que me deixa estarrecido é o facto de não se terem acautelado ambas as saídas, quando elas eram previsíveis. Temos dois jogadores das b´s que podiam ter feito a pré-época, temos Ruben Amorim e Airton, ambos com qualidade para jogar no Benfica, e no final o que vemos? Estes últimos, apesar de boas soluções para o plantel, estão emprestados. A solução será mesmo mudar para o plantel principal André Gomes e André Almeida, e esperar que ambos, ou pelo menos um deles, revele qualidade suficiente para lutar por um lugar no onze do Benfica. Mas a verdade, é que terá sempre que haver um período de adaptação...

Felizmente (há uns dias atrás dizia exatamente o contrário), temos agora duas semanas sem jogos, o que permitirá algum estudo e treino nas novas condições. Mas à partida para o que resta do campeonato, a verdade é que estamos mais fracos. Felizmente, o Porto perdeu o seu abre-latas de muitos jogos. Com esta saída, perde pontos. Quem deve estar a esfregar as mãos é o Sporting e o Braga. No entanto, devo dizer que continuo a não ver no Sporting um verdadeiro candidato ao título. Não é desdenhar, simplesmente é constatar.

Os jogadores, e já agora, treinadores e presidentes, passam, mas o Benfica continua! Por isso, com Javi ou sem Javi, com Witsel ou sem Witsel, continuo a acreditar no título! Haja raça e coração!

Viva o Benfica

Sem comentários: