Para aqueles que me visitam, já sabem que não entro muito numa linguagem mais forte. Não está no meu feitio. Mas não posso deixar de parafrasear o treinador da equipa sénior de futebol do Porto, aquando da marcação do golo que lhe deu a vitória na Luz, e provavelmente, o campeonato.
Mas isso, dizem-me alguns, é normal... Mau mau, é Carlos Lisboa por ter mandado levar no cu quem o insultou todo um jogo!
Pois é... De repente, aparecem muitos moralistas, azuis e verdes, como era de esperar, que isto de amigos é em todas as ocasiões, a crucificar Carlos Lisboa. Onde andavam estas aves raras quando Vítor Pereira se virou para o público, e mandou-os chupar? Com um claro filhos da puta para finalizar! Há que não fugir muito ao cântico oficial do FC Porto. Onde andavam quando, ano após ano, os jogadores do Porto, sempre que ganham algo, passam a vida a chamar filhos da puta aos benfiquistas? Onde andavam eles, sempre que o PC, usando da sua "fina ironia" para insultar o Benfica e acicatar os ânimos?
Espero bem que sim. Há muito que não temos uma verdadeira alternativa a Maxi, e este, apesar de super, não dura sempre! Wass fez uma boa época em França, é cobiçado por outras equipas de dimensão, por isso, em vez de contratarmos ao calhas, vamos aproveitar o que já temos. Pode ser?
Já agora, com tantos laterais esquerdos que temos, espero que aproveitem um para suplente daquele que, espero eu, seja contratado para ser titular. Entre Shaffer, Emerson e Carole, definitivamente Carole.
Agora é a vez de Moncho Lopez exigir um pedido de desculpas, referindo que o seu gesto correu mundo e deu uma má imagem do basquetebol em Portugal... A sério? A sério a sério? E os energúmenos dos seus adeptos, insultando e tentando agredir os jogadores, obrigando-os do Benfica a receber a taça nos balneários, deixam o quê? Uma óptima impressão?
Para terminar, uma pérola deste senhor, como é óbvio, a tentar acicatar mais os ânimos: "Por outro lado, se o treinador do Benfica fosse Sérgio Ramos, o melhor jogador português de sempre, visto ter jogado em Itália e Espanha, não acredito que tivesse uma semelhante atitude.”
Gosto muito de Sérgio Ramos, e realmente é um dos melhores basquetebolistas portugueses de sempre, mas, por mais que lhes doa, e não é de agora, Carlos Lisboa foi, e continua a ser o melhor jogador português de sempre!
Usando as suas próprias palavras, sempre atentas e afiadas em tudo o que diz respeito ao Benfica, digo o mesmo em relação a este sportinguista, que como qualquer sportinguista que se preze, ataca tudo o que se passa no Benfica, esquecendo-se do que se passa mais a norte...
Insultos, "ironias", incentivos à violência, apedrejamento de autocarros, arremesso de bolas de golfe a jogadores... Tudo dentro da normalidade!
Resposta a insultos e a provocações, aqui del rei, que deve ser castigado, despedido do clube, e ainda, trezentas vergastadas para não se meter com o Papa! Cruzes credo, blasfémia!
Já agora, mesmo correndo o risco normal de não veracidade de um texto anónimo (rapidamente saberemos se é verdadeiro ou não, mas aqui entre nós, duvidam?), aqui vai uma bela resposta a este "notável" elemento do nosso universo desportista:
"«Venho só dizer uma coisa....faço parte do corpo de intervenção que esteve no Dragão Caixa no jogo em questão.
Vou deixar aqui detalhes do que realmente se passou, se quiserem fazer isto público estão à vontade pois irão ter a confirmação disto tudo dentro de dias, no nosso relatório.
Posto isto, relato o seguinte.
-O jogo foi por si bastante quentinho, por algumas vezes tivemos de intervir junto de adeptos por arremessos de objectos perigosos para a integridade de todos os atletas, uma vez que em movimento dificilmente acertas no alvo pretendido, os jogadores do banco foram os mais protegidos, mas também os mais massacrados;
-No término da partida, os festejos dos jogadores do Benfica foram contidos, tendo surgido aquela situação entre o atleta Nuno Marçal e o treinador Carlos Lisboa;
-Após este incidente os adeptos começaram arremessar todo tipo de objectos para dentro campo, e de seguida o atleta Nuno Marçal dirigiu-se à claque SD nos seguintes modos:
"Vocês vão deixar que eles festejem??Façam qualquer coisa, partam-nos todos..."
Ainda com os ânimos mais exaltados, tivemos de recorrer à força fisica e colocar em sentido alguns espectadores;
-Após carga policial, muitos deles resolveram ir buscar paralelos, sim leram bem, paralelos, para agredir o nosso corpo. Como estávamos junto de outro público essas pedras caíram junto do mesmo abrindo cabeças de mulheres e ferindo até crianças; depois o sr Presidente da instituição portista vem dizer que fomos nós que batemos em crianças e em mulheres, quando foram eles próprios a agredir as próprias mulheres e filhos;
-Para terminar, o jogador Rolando, defesa da equipa de futebol, estando presente no pavilhão ao terminar o encontro, foi abordado por um grupo de adeptos, dando-lhe um enxerto de porrada desde a saída do pavilhão até à sua viatura.
Poderão em breve confirmar isto tudo, mas disto ninguém veio falar, nem o presidente nem a SAD dessa instituição...»"
Mas há dúvidas? Todo este jogo do rato e do gato é apenas para inglês ver... É o Vítor Pereira que é cobiçado por meia Europa (ou então, apenas Olympiakos e Depor, quase a mesma coisa...), e é o Leonardo Jardim que é despedido/demitido, por umas declarações um pouco desagradáveis, mas nada mais que isso. Estão a ver o filme? Pois, eu também...
PC limpa a face, pois será Vítor Pereira que "quererá" sair. António Salvador limpa a face, pois terá sido Leonardo Jardim que "forçou" a saída.
Quando os adeptos do Braga se perguntarem as razões que levaram à ida de Jardim para o Porto sem compensação financeira, todos terão as suas razões...
PS: terei pena que VP saia. Jardim é muito melhor treinador!...
A Sic Notícias avança que o Benfica está perto de contratar definitivamente Salvio. A ser verdade, será uma óptima notícia! O melhor extremo direito que o Benfica teve desde Poborsky! E apenas esteve um ano! E apenas explodiu ao fim de alguns meses. E mesmo assim, deixou tantas saudades.
A ser verdade, seria um óptimo reforço!
PS: novamente, a ser verdade, só terá lógica se Enzo Perez for embora num bom negócio!
O Porto respondeu em comunicado ao forte ataque do nosso presidente, com um sem número de referências à nossa política interna e a antigas promessas eleitorais. Pelo meio, um conjunto de disparates, que quem lê se pergunta o que estão ali a fazer. Bem espremido? Nada... Apenas um texto feito para não dizerem que ficaram calados.
Já agora, a carapuça serviu-lhes na perfeição!
Este discurso de LFV, em conjunto com todas as declarações feitas após o final do campeonato, seja por jogadores e dirigentes, pode ser o início de uma luta sem paragens e sem cedências pelo fim da hegemonia do Porto nas entranhas do futebol português. Que não se pare mais na defesa clara e estrondosa de um futebol onde ganhe o que jogue mais, e não aquele que tem mais favores na arbitragem e num sem número de equipas satélites, recheadas de jogadores emprestados e treinadores colocados.
Afinal, os tais festejos e provocações de Carlos Lisboa, que incentivaram os adeptos portistas a fazer um chafurdal no pavilhão do Porto, foram feitos no jogo 2, em resposta ao treinador adjunto do Porto. Misturaram imagens do jogo 2 com o jogo 5 para dar a entender que tudo se passou na final...
Como vai ser agora? Qual será a próxima desculpa para toda aquela confusão? Qual a justificação que será dada para tal grave comportamento?
Já agora, é engraçado ver Marçal a fazer este papel de vítima, quando ele é um provocador nato, principalmente em jogos contra o nosso clube...
- Os adeptos do Porto brindam os adeptos do Benfica e de qualquer clube com quem joguem, com um civilizado SLB FDP SLB.
- O presidente do Porto, responsável máximo do clube, passa a vida a insurgir os adeptos do Porto contra o Benfica, provoca-nos de forma descarada e baseou a sua presidência na guerra norte sul.
- Os SuperDragões são internacionalmente conhecidos por serem todos bons rapazes, com bom feitio, e pouco dados a vandalismo. NOT!
E agora, de repente, fazem-se de virgens ofendidas apenas porque um treinador do Benfica, vencedor do campeonato lá na casa deles, enxovalhado e insultado toda a partida, partida essa sem adeptos benfiquistas porque o Porto, contra a lei, não cedeu qualquer bilhete, respondeu com um valente e honesto "vão apanhar no cu"?
E pronto, tudo o que aconteceu a seguir foi justificado aos olhos azuis com essa provocação (ou resposta).
Carlos Lisboa fez o que nós todos queríamos fazer. Mandar levar no dito cujo quem passa a vida a insultar-nos e a provocar-nos. Querem que agora o condenemos? Não, não sou hipócrita nem de fraca memória!
Finalmente LFV apareceu e disse o que pedíamos que dissesse há muito tempo. Honestamente, nunca pensei que ele fizesse um discurso tão forte e tão agressivo. Era mesmo isto que a situação exigia! Nada de silêncios, nada de paninhos quentes ou comunicados vagamente indignados. Isto sim, é uma resposta à altura, como há muito não era dada! Mas agora, que haja responsabilidade deste tipo de respostas não acabar... Grande LFV! Seja manobra eleitoral ou não, fez o que eu sonhava há muito que fosse feito!
O discurso de um Presidente do Sport Lisboa e Benfica:
O presidente do Sport Lisboa e Benfica, Luís Filipe Vieira, recebeu esta quinta-feira, dia 24 de Maio, os Campeões Nacionais de Basquetebol. Na sua intervenção, o líder “encarnado” elogiou o desempenho da equipa orientada por Carlos Lisboa e lamentou os incidentes registados no final do quinto e último jogo do play-off da modalidade.
“A minha primeira palavra não pode deixar de ser de orgulho, de admiração, de agradecimento a todos vós pela vitória, mas sobretudo pelo exemplo que nos deixaram.
Deram a todo o país uma demonstração clara de tudo quanto ao longo de anos temos vindo a denunciar.
A vossa vitória de ontem não foi apenas a vitória desportiva, não representou apenas o 23.º título a nível do basquetebol, foi uma vitória da verdade, da coragem, foi a vitória de quem soube sofrer as consequências de ir ganhar a uma casa que não tem dignidade nas derrotas!
Parabéns Carlos por seres o treinador e o homem que és! Parabéns à equipa, porque ontem deram uma enorme demonstração do que é o Benfica!
O que ontem se passou no Dragão é uma vergonha para o Desporto, para o país, uma vergonha para as instituições desportivas!
Só não é uma vergonha para quem não tem, nem nunca teve vergonha na cara!
O que alguns fizeram ontem, mas também na véspera do jogo, foi demasiado grave para ficar impune.
E ainda têm a lata de falar de apagões? Quando a sua história foi marcada por fruta, corrupção e compadrio?
Têm a lata de falar de verdade desportiva quando o seu sucesso foi construído com base na maior mentira do desporto português?
O sistema ainda não acabou. O sistema de hoje continua construído na intimidação, na violência, nos favores.
As nossas razões podem não chegar à UEFA, como não chegaram as “escutas da fruta”, como não chegaram para a justiça portuguesa as “escutas do café com leite”!
Mas nós não vamos parar enquanto não limparmos o desporto português.
Burros não são os que acreditam na mudança.
Burros são os que acreditam que isto nunca vai mudar!
Burros são os que acreditam que a impunidade vai durar para sempre!
Mas será que alguns dirigentes deste país só gostam da actuação da Polícia quando esta os avisa que tem de fugir para não serem presos?
Na vida como nos livros:
Um ladrão não deixa de ser ladrão por declamar poesia!
Um ladrão não deixa de ser ladrão por ir ao Papa!
Um fugitivo da justiça não o deixa de ser apenas porque alguns juízes decidiram assobiar para o lado!
Posso garantir-vos que vamos continuar a denunciar e a combater o sistema, o tempo que for necessário, seja no Basquetebol, no Futebol, no Andebol ou no Hóquei!
Alguns muros já caíram, mas não vou descansar enquanto houver árbitros, delegados e dirigentes que tenham medo, que se sintam condicionados por ameaças e represálias.
Não vou descansar enquanto algumas Federações continuarem a ter medo de agir com liberdade. Só espero que o sistema não venha agora a atacar no Hóquei, porque não tenham dúvidas de que vamos estar muito atentos!
Para o Carlos Lisboa e toda a equipa, o meu muito obrigado pela maneira como vestiram a camisola. Pela forma como lutaram durante o jogo e pela forma como souberam sofrer depois do jogo.
O vosso exemplo orgulha o Clube, orgulha os benfiquistas e orgulha todos aqueles que gostam de ganhar limpo!”
Gostei particularmente do respeito que temos que ter em casa deles e do civismo dos adeptos do Porto! Depois deste vídeo, vou esquecer tudo o que eles fazem quando lá vamos, todas as provocações, todos os insultos, todas as agressões ou tentativas de, e culpar Carlos Lisboa por ter respondido como eles merecem!
Ultimamente, tem-se visto alguma inversão naquela péssima tendência do Porto nos roubar os melhores jogadores. No ano passado tentaram com o Witsel. Ficaram com o Defour. este ano tentaram o Ola John, e por enquanto, ficam a chuchar no dedo.
Claro que se o tivessem conseguido, iriam alardear a altos brados que roubaram o Benfica. Como não conseguiram, fazem de conta que não era nada com eles.
Ola John é um puto com imensa qualidade, e que, esperamos nós, seja lapidado até ser um diamante. Mas calma, ele acabou de fazer 20 anos. Lembrem-se que este tipo de jogadores normalmente não fazem uma grande primeira época no Benfica. No entanto, ao contrário de Di Maria e de Gaitan, este já está habituado ao futebol europeu. Esperemos que nos ajude a vencer o campeonato. E sendo o primeiro ano por cá, pode ser que JJ aposte mais em Nolito, e vá trabalhando Ola.
Sejas bem vindo Ola John! Que triunfes no Benfica!
Atenção, este comentário foi de um blogger portista a falar do 4º jogo na Luz.
Estão a ver a diferença para este último jogo? Pois é... Por cá, ainda se viram adeptos portistas vestidos a rigor no meio de benfiquistas. Por lá, os nossos campeões receberam as medalhas e a taça no balneário por falta de condições de segurança...
Pessoalmente, ainda prefiro coisas sui-generis como apagar a luz e regar os jogadores campeões, do que tentar agredi-los e impedi-los de festejarem...
Pois bem, ontem os nossos novos campeões foram fechados no balneário e impedidos de receberem as devidas medalhas por motivos de segurança... Os descontentes adeptos portistas, civilizados como sempre, assim o provocaram.
Para quem tem memória curta, e para quem pensa logo em más línguas e mau ganhar, relembro rapidamente a fina da Liga dos Campeões de Hóquei em Patins, no pavilhão Rosa Mota, entre o Porto e Barcelona. No final, com a vitória dos catalães, começou a vergonhosa atitude dos adeptos portistas... Na altura, como hoje...
Só para relembrar:
PS: tantas vozes se levantaram com o apagão na Luz. Estou curioso para ver as vozes que se levantarão por estas atitudes, bem mais gravosas, no pavilhão do Porto...
Hoje realmente foi um dia bom para ir vencer o título às Antas.
Num jogo mais uma vez equilibrado, voltamos a ser concentrados e a ser melhores! Como tal, um título justíssimo, e uma chapada de luva branca para tantos detratores de Carlos Lisboa.
retirado d'A Bola
Viva o Benfica!
Porto-53 Benfica-56
PS: infelizmente, por motivos familiares, não vi o jogo. Um amigo benfiquista avisou-me. Exultei! E fiquei feliz! Nem só de futebol vive o homem!
Quinto e último jogo do play-off do campeonato de basquetebol. Depois de termos tido a hipótese de vencer o título na Luz, e a termos desperdiçado, com muitos erros e uma eficácia vergonhosa nos lances livres, vamos às Antas em inferioridade teórica, por jogarmos fora de casa e com um ambiente adverso (bem mais que o nosso, simpático e calminho...). No entanto, a história dos jogos entre estes dois clubes esta época mostra que nada está decidido. Por isso, jogadores e equipa técnica têm de mostrar hoje carácter, raça, ambição e, mais importante que tudo, concentração! Se o fizerem, temos tudo para sermos campeões!
Hoje é um bom dia para irmos às Antas festejar o título!
Carlos Martins, infelizmente, não irá dar o seu contributo no Europeu. Lesionou-se e a recuperação não vai a tempo. Para o seu lugar entra Hugo Viana, o tal que toda a gente achava que deveria ter ido, e afinal, sempre vai. Deus escreve direito por linhas tortas. Só é mesmo pena Carlos Martins que acho que merecia lá estar, e até, tem um estilo de jogo mais apropriado a esta seleção. Mas pronto, não se pode fazer nada.
PS: para aqueles que pensavam que estava a falar do Benfica, não meus meninos, ainda continuo a gostar mais do Carlos para regressar ao nosso plantel do que o novo menino bonito da nação.
Ok, na formação considero que estão a fazer um bom trabalho. Apesar das conquistas não serem aquelas que se estariam à espera, o mais importante é saírem de lá jogadores com qualidade suficiente para tentarem chegar à equipa principal.
Agora, a forma descontraída como abordou o sucesso/insucesso na época desportiva da equipa principal, para mim, é inaceitável. Desculpe, senhor presidente, mas entre estar calado, e fazer estas afirmações, prefiro o silêncio... A época, devido a um grande número de fatores, dos quais já falei aqui, não foi positiva. Apesar da boa Liga dos Campeões, e da vitória na Taça da Liga, o campeonato deveria ter sido nosso. Tinha que ter sido nosso! Para celebrar efusivamente pequenas vitórias, ou vitórias morais, já estão ali os vizinhos do outro lado da estrada...
Ainda não desisti de si, mas... tem que mostrar que aprende com os erros e que tem ambição, e capacidade, para muito mais!
Rui Santos afirma que não haverá acordo com a Olivedesportos. Espero sinceramente que essa informação esteja correta. Se é uma manobra eleitoral ou não, honestamente não me interessa. Não quero negócios com quem está contra nós. Ponto.
A Olivedesportos é um dos braços armados do Porto. Todos os órgãos de comunicação social desta empresa são afetos ao Porto. Como tal, ao continuarmos ligados a ela, estaremos a engordá-la para depois alimentarem um clube rival com valores injustificados. Caramba, o Porto recebe mais que o Sporting, clube com mais do dobro de adeptos. Mas pronto, ninguém do lado de lá da estrada está preocupado com isso, por isso também não estarei.
LFV, faça aquilo que prometeu fazer, e que todos os sócios pedem. Acabe a ligação com a Olivedesportos. Há alternativas! Já aqui falei disso e não falta na blogosfera encarnada quem o tenha explicado de forma mais completa e correta.
Um dia destes irei falar daquilo que penso que poderia e deveria ser o plantel do próximo ano, com um investimento baixo. A vantagem de termos uma grande falange de jogadores a rodar é que os valorizamos, seja para regressarem, seja para serem vendidos.
Falarei hoje apenas de alguns regressos que acho óbvios: Carlos Martins, Carole e David Wass. Eu acho óbvios, nem todos poderão concordar comigo.
Carlos Martins é um jogador nosso, com experiência ao mais alto nível, jogador de seleção, e que tem uma grande vantagem em relação a outros jogadores no nosso plantel: JJ conta com ele para o lugar de Aimar. Pablito não dura para sempre, nem sequer dura um jogo completo, e um dos nossos problemas neste ano foi a falta de soluções para o seu lugar. Dado que JJ nunca aproveitou as várias possibilidades já existentes no nosso plantel para isso, ao menos contará com um que fazia esse lugar com ele.
Na defesa esquerda, vamos ficar sem jogadores, pois Emerson e Capdevilla não ficarão. Como tal necessitamos de dois jogadores para esse lugar. Sinceramente, Luís Martins ainda não me convenceu sequer para lhe dar o lugar de suplente. Tem que jogar mais algum tempo, regularmente, ou na equipa B ou noutra, até se perceber realmente o que vale em alta competição. No entanto Carole já não é assim tão verde. No ano anterior já achava que ele tinha mostrado o suficiente para ficar no lugar de suplente. Este ano, tendo jogado regularmente e crescido, penso que estará pronto para estar no plantel do Benfica, como nº2 de um titular que, esse sim, teremos que contratar.
Na defesa direita, para alternativa a Maxi, temos um jogador que fez uma bela época em França, tendo aberto o apetite a alguns emblemas europeus de dimensão, e que poderá dar a rotatividade que Maxi precisa. Wass é nosso e penso que deveria fazer a pré-época, mas com outras perspetivas.
Fala-se ainda do regresso de Roderick. Para mim, que ainda o acho muito mole, acho cedo. Prefiro um brasileiro que os adeptos não gostam, mas que faz o seu trabalho e aceita naturalmente a posição de suplente, do que um jogador formado no clube, mas com a mania de "tenho-grandes-pés-e-sou-muito-bom-e-saio-com-a-bola-para-a-frente-e-de-repente-já-perdi-a-bola-e-pimba-já-sofremos-um-golo". Penso que ele será muito bom, mas ainda tem muito aprender.
Paulinho veio contar a história, e Domingos fica mal na fotografia. Primeiro por querer fora do balneário um dos seus elementos mais míticos, figura por quem nutro alguma simpatia, depois, por ter sido estúpido ao ponto de realmente o tentar fazer...
Ínsua e Rubio já começam a mostrar serem jogadores à Sporting! Depois de terem conquistado o título de vice-campeões da Taça de Portugal, foram festejar condigna e merecidamente no Casino Lisboa!
Ah Sporting, é com estes que te vais novamente reerguer!
Abram alas, que se este era o primeiro jogo da próxima temporada, ninguém pára o Sporting!
Antes, iam dizendo algumas coisitas, mas agora que venceram a Liga dos Campeões, é vê-los a empurrarem-se para ver quem fala mais depressa e pior de AVB... É o que dá pensar que é um génio tipo Mourinho...
Mas pronto, nem tudo é mau... Ao menos quem fala mal dele nem tem grande cabeça. Um tal de Lukaku diz que não o perdoa, e vai-se a ver, jogou muitíssimo mais com ele que com o Di Matteo.
É caso para dizer, que quem não bate no André não é bom companheiro!
Venceu o Taça de Portugal com mérito, contra um Sporting que mostrou pouco para quem aqui queria salvar a época. Grande jogo do Adrien Silva, jogador emprestado pela equipa adversária.
Parabéns ao David Simão!
PS: comportamento vergonhoso dos adeptos sportinguistas na bancada central, com tentativas de agressão aos árbitros e tentativa de desvalorizar a conquista academista com gestos de roubo. Tenham juízo!
PS2: não vi o jogo de uma forma contínua, pois dei prioridade ao glorioso, que tinha o título de basquetebol em jogo,
Hoje tínhamos que mostrar o que mostramos ontem, e melhorar nos lances livres. Pois bem, nem melhorámos como piorámos em tudo o resto... Foi uma derrota merecida, e muita pena tenho que se desperdice tão boa oportunidade para vencer o campeonato!
Mas pronto, nada está perdido, e só nos resta ir às Antas fazer a festa!
Wembley cheio, com 78000 adeptos, para ver o jogo que definia a subida à Premier League! Ou seja, um jogo da segunda divisão. Uau! É realmente espantosa a força do futebol em Inglaterra, onde o clubismo não se resume a três ou quatro clubes.
West Ham volta a um palco que bem conhece, com uma estrela portuguesa que continua esquecida por estes lados: Vaz Tê. Goleador da equipa, segundo na tabela de melhores marcadores, e ainda, acabou de marcar o golo da vitória, aos 87 minutos.
Por estas e outras razões, Inglaterra tem o melhor campeonato de futebol do mundo! Mesmo que não tenha as maiores estrelas.
Um jogo quase todo feito de muita concentração, raça e paciência, deixa-nos a apenas uma vitória do título, que pode (e deve) chegar amanhã!
Mas Carlos Lisboa tem que falar com o jogadores por causa das partes finais do jogo. Tantos lances livres falhados, numa altura crucial, pode correr mal...
67-66 não espelha o jogo! Temos de ter a mesma concentração amanhã, o jogo todo!
Eu ainda sou do tempo das grandes noites às quartas-feiras das competições europeias de basquetebol com a melhor equipa que algumas existiu, e existirá provavelmente, em Portugal, de basquetebol. Esses tempos, quando o entusiasmos pelo basquete era igual ao do futebol, pelo menos para muitos benfiquistas, ajudaram a criar um ídolo do Benfica que não era do desporto-rei, coisa nada fácil. Carlos Lisboa é um dos meus maiores ídolos no Benfica, e acredito que mais uma vez, agora como treinador, nos irá guiar a mais um campeonato!
Sempre gostei de Bagão Felix como benfiquista. Sempre o vi como um futuro presidente. Nunca aconteceu, mas por mim, ainda pode ir a tempo. Vejo-o como o candidato forte e credível que o Benfica necessita para ter umas eleições a sério, tão importantes que seriam nesta altura da vida do clube. E como tal, apareceu uma vaga de fundo para que se candidate.
Hoje vem a resposta de Bagão Felix, numa entrevista, onde fala, como sempre, de forma correta e equilibrada, sobre essa hipótese e sobre a atualidade benfiquista.
Aqui vai o excerto que está disponível no site d'A Bola.
O antigo vice-presidente do Benfica lamenta o “timming” das eleições no clube, com a época a decorrer, e assegura que, por agora, não pensa avançar com uma candidatura. «Neste momento, não penso nisso. É uma hipótese que não se coloca mas tenho o direito de pensar nisso, como qualquer sócio. Se posso mudar de ideias até outubro? Já tenho idade suficiente para não dizer que isto não acontecerá. Conheço-me bem e o contexto da minha vida e esses fatores condicionam as nossas decisões», disse Bagão Félix em declarações à TSF, onde elogiou o trabalho de Luís Filipe Vieira na liderança do clube.
«Quando se está há muito tempo e não se ganhe muito, é natural que haja algum desgaste. No Benfica só há um objetivo que é ganhar - não se pode viver apenas da ideia de ser Benfica. A marca não dá vitórias, as vitórias é que reforçam a marca. Nestes anos, melhorou-se em termos desportivos mas não tanto como querem os benfiquistas, que devem estar agradecidos a Vieira. Pegou no clube num momento delicado, restituiu-lhe credibilidade institucional, fez bons negócios e dinamizou as modalidades. Há aspetos positivos a tomar em conta», prosseguiu, criticando a ausência do presidente na reta final da temporada: «No momento mais crítico da época, só vi uma cara a falar, que foi o Jorge Jesus completamente isolado. Não se viu o presidente e isso, por vezes, faz a diferença. O campeonato é uma competição longa que se ganha com uma boa equipa, um bom treinador mas também com toda a estrutura à volta», afirmou, mostrando-se a favor da continuidade do treinador: «Tem contrato de quatro anos e sempre fui a favor da preservação dos contratos, exceto situações excecionais e o Benfica ganhou algumas coisas e jogou bom futebol. Mas a verdade é que ficou aquém das expectativas. Outra questão é a rotação dos jogadores. O Ramires esteve um ano, o Di Maria dois. Imagine o que seria esta época se o Benfica tivesse retardado um ano a transferência de Fábio Coentrão, bastava isso. Eu percebo que a questão financeira é difícil e este tipo de negócios têm de ser feitos mas há clubes que mantêm os jogadores durante três ou quatro anos. Jesus está sempre a reconstituir a equipa e deve ter as suas dificuldades.» Sobre se as arbitragens afastaram o Benfica do título: «Acho que aconteceu mas isso, por si, não explica porque não foi campeão. O Benfica é a melhor equipa portuguesa quando joga bem mas é irregular pela rotação insuficiente de jogadores. Acho que o Benfica se entusiasma com o próprio entusiasmo. Tinha obrigação de fazer mais, por ter o melhor plantel.»
Fala-se em sussurros, do possível regresso de Simão Sabrosa para o Benfica! Shiu... Falem baixinho, que é para ver se não se assusta...
Fala-se à boca cheia, por um assalariado do clube, que o clube está a negociar um jogador na Holanda. Está uma pessoa a elogiar a estrutura pelo secretismo na contratação de Hugo Vieira, para logo se borrar a pintura... Ainda aparece o gajo mais a norte... Com o dedo de cheque mais rápido que a própria sombra, pc ainda é homem para pagar o dobro que o Benfica oferece, e o triplo daquilo que ele realmente vale!
Fala-se há muito tempo que Gaitan realmente vai, e que Anderson realmente vem. Não me importo. Ah, e o Fábio também vem cá dar uma perninha. Aqui preferia um gajo nosso e já jogador feito. Para suplente já temos o Carole, nosso e internacional jovem pela França.
De acordo com alguns blogs benfiquistas, este jogador do Gil Vicente, que há apenas poucos dias atrás era dado como certo no Sporting, vai assinar pelo Benfica. Não sei se é verdade, mas os blogs em questão são de fiar. E como bem sabemos, são mais de fiar que a nossa imprensa desportiva...
Sendo assim, e dando como verdadeira esta notícia, penso que é uma boa contratação. Resumindo, bom, barato e português!
Atualizado - é verdadeira a notícia, Hugo Vieira é jogador do Benfica nas próximas 4 temporadas.
PS: já tinha pensado neste jogador para o Benfica, e achei estranho apenas o Sporting andar atrás dele. E mais estranho achei eles terem descartado (será?) tão facilmente.
Já aqui o disse, e várias vezes. Considero Jardel um óptimo central, para mim melhor que Miguel Vítor, apenas com o handicap de não ser português e formado no nosso clube. Considero ainda que é um setor que não necessita de mexidas (defesa-central). No entanto, como o Benfica precisa de vender, se realmente for verdadeira a notícia da Lázio oferecer 4M, penso que será um bom negócio. Gostaria no entanto, a ser vendido, que lá ficasse alguma cláusula. É que, na minha opinião, com mais tempo de jogo, acredito que por lá seja valorizado e vendido a um preço mais elevado.
Parece mentira, mas não é. Vítor Pereira vem admitir que entre a reestruturação da setor da arbitragem, está a reciprocidade com outras federações para uso de árbitros nas suas ligas. A juntar a isto, a profissionalização dos árbitros.
Pois é, ou andam a deitar-nos areia para os olhos, ou é realmente uma óptima notícia. Mas no nosso futebol, há que desconfiar de tudo...
Muitas casas do Benfica, ou antes, os seus responsáveis, começam a unir-se para apoiar e incentivar uma nova candidatura de LFV. Tudo bem. Não tenho problemas com isso. Gostaria no entanto que o fizessem a título pessoal e não a título de um conjunto de pessoas, sócias dessas casas, que certamente não foram ouvidas quanto a isso.
E se uma nova candidatura de LFV não me choca, gostaria também que outras houvessem, credíveis e fortes, para haver uma verdadeira troca de ideias, e nós sócios, tivessemos a oportunidade de poder optar. Verdadeiramente optar. Porque entre LFV e um qualquer gajo desconhecido, prefiro o que está. E dificilmente o debate eleitoral fugirá a esse facto. Para aventureiros, já tivemos a nossa quota parte. Infelizmente...
Cada vez mais isto se parece a liga Porto... Não tarda nada, e teremos quase só treinadores portistas nos clubes do campeonato principal. Obviamente que, de uma forma geral, a ligação afetiva, ou uma prometida ligação profissional, altera o seu comportamento nos jogos contra a casa mãe. Não sempre, provavelmente, não de forma propositada, mas acontece. Vemos isso de uma forma recorrente com certos e determinados treinadores. Até com aqueles que mais tarde, por falta de oportunidade, têm que ir para clubes rivais. Basta lembrar o comportamento indigno e vergonhoso de Domingos quando era treinador do UD Leiria, no jogo caseiro contra o Porto. A forma envergonhada, de cabeça caída, quando não assumiu os erros contra a sua equipa, que uma arbitragem isenta castigaram, mostram tudo. Mas este é apenas um caso entre centenas deles.
Espero que sim. Espero mesmo que sim! Gostaria de continua a ver o "coxo" a ser mais vezes bola de prata e a calar (ou não) os seus críticos!
É bom sentir que os jogadores mais importantes do Benfica queiram por cá continuar vários anos, e gosto muito de ver estabilidade, inexistente durante muito, demasiado, tempo.
«A chamada deve-se ao Benfica. Ainda agora estava a comentar com o meu empresário e volto a dizer que, vir para o Benfica, foi a decisão mais acertada que tomei na minha vida e na minha carreira. Desde o primeiro dia que tudo correu muito bem. Devo tudo ao Benfica. Tenho jogado, temos feito bom trabalho na Europa, que é sobretudo o que se vê em Espanha, e vou continuar a dar tudo pelo Benfica, pois é graças a isso que se está a valorizar o meu trabalho. Por isso, digo que devo isto ao Benfica»
Javi dixit
PS: ah, e ainda isto: "...e garantiu que irá permanecer no clube encarnado."
Javi foi convocado para os dois próximos jogos particulares da seleção espanhola. Não é garantia que seja convocado para o Euro 2012, mas é mais um passo na sua afirmação como um jogador europeu de grande qualidade.
Parabéns Javi. É um orgulho para ti e para nós!
Espero que continues muitos anos por cá, e quem sabe um dia, com a braçadeira de capitão!
Eu sei que talvez vá dizer alguma barbaridade, mas continuo a achar Roberto um grande guarda-redes, que irá surpreender muita gente cá do burgo com a sua carreira. Eu como felizmente não tenho uma memória seletiva, lembro-me particularmente bem da sua trajetória no Benfica. Lembro-me do erro que fez logo no primeiro jogo da pré-temporada, onde a partir do qual sofreu uma campanha que nunca vi um guarda-redes sofrer em Portugal. Foram capas e capas, notícias e notícias, comentários e comentários, logo ao primeiro erro. Claro que um GR que custou tanto dinheiro estava mais sujeito a críticas. Ok! Mas para um rapaz jovem (24 anos), ainda para mais numa posição sensível, onde a maioria dos GR só atinge a excelência numa idade mais avançada que nos restantes jogadores, é normal que tanta pressão da comunicação social tenha dado os seus frutos. Relembro apenas alguns pormenores: Eduardo, na mesma altura, na seleção nacional, sofreu frangos em catadupa, sendo um dos responsáveis pela possível não ida ao Europeu, não sofreu a mesma pressão (nem nada que se pareça). Porquê? Roberto, àparte alguns erros no início da temporada, essencialmente no jogo contra o Nacional e contra o Porto (supertaça), esteve muitíssimo bem a partir do jogo contra o Setúbal, tendo sido um dos pilares daquela fantástica série de 18 vitórias consecutivas. Infelizmente, voltou a falhar na Luz, contra o Porto. Teve uma boa época pelo Benfica? Não! Nem ele nem a grande maioria dos colegas. Agora, a pressão a que foi sujeito foi demasiado alta! Foi ignóbil e provavelmente, bem pensada por quem de direito. Roberto, perante tal pressão, nos seus 24 anos, conseguiu ter força mental para a gerir. Mas meus amigos, não se consegue num ano inteiro estar imune a uma pressão à qual no ano passado mais NENHUM jogador esteve sujeito!
Factos:
- no ano anterior a estar no Benfica foi considerado o melhor GR da 2ª volta da Liga Espanhola;
- este ano foi incluído no 11 ideal da Liga Espanhola.
PS: lembrem-se de Vítor Baía na sua passagem pelo Barcelona...
Quando oiço falar em Pedro Proença, vem-me logo à cabeça alguns jogos e uns qauntos de insultos, impronunciáveis neste blog. No entanto, vejo neste senhor grandes qualidades como árbitro. E não estou a ser irónico. Por alguma razão chega a um jogo apenas alcançáveis por poucos. Então porque razão, cá no burgo, faz tamanhas asneiras? Pois, como alguém escreveu n'A Bola, ele tem de refletir sobre essas razões. Como sabemos, é um árbitro que se confessou benfiquista, e como tal, é o clube que mais vezes prejudica. E aqui dou toda a razão às palavras de LFV: se se sente condicionado nos jogos do Benfica, não os aceite!
Se ele se sente condicionado por ser benfiquista, ou por outras razões, talvez mais obscuras, não sei, mas é indesmentível a relação nada saudável que tem com o nosso Benfica. Por isso, aqui lhe desejo que arbitre de forma impecável a final da Liga dos Campeões, e lhe sirva de exemplo como por cá deve arbitrar.
Muito se falou esta época da má decisão de dar a liderança da equipa de basquetebol do Benfica a Carlos Lisboa. Eu, pelo contrário, talvez por ser uma das minhas referências máximas do clube, não o achei. O campeonato não foi o ideal, mas também não foi mau. E paulatinamente, chegámos à final. Começámos nas Antas, e muitos pensaram que iríamos baquear quase de forma inapelável, mas isso não aconteceu. Depois de dois jogos no norte, temos a final empatada 1-1. Temos agora dois jogos na Luz para sermos campeões. Não será fácil, mas para já, estamos com alguma vantagem.
Eu acredito, e dava-me um gozo enorme ver o grande Carlos Lisboa a levar o Benfica à conquista do campeonato!
Nos últimos dias, temos sido inundados de notícias de interesse em vários jogadores holandeses, ou a jogar na Holanda. Nova tendência? Ou especulação jornalística? Muito difícil descortinar... Mas certamente, algum fundo de verdade existirá. Existem vantagens e desvantagens no uso do mercado europeu para contratar novos jogadores. As vantagens prendem-se pelo facto de serem jogadores já habituados ao futebol europeu, não havendo um risco tão grande de não se adaptarem. No entanto, jogadores europeus têm o preço muito mais inflacionado. Por exemplo Ola John. Fala-se em 10M por um rapaz de 19 anos. É muito. Muito mesmo! Para dar valores tão altos por jovens promessas, que podem eventualmente não evoluir conforme se espera, já aí está o Porto, porventura dono de um poço de petróleo recém descoberto nas catacumbas das Antas...
Mas atenção, não é apenas este jogador. Assim por alto, e só hoje, temos o Ola John, o De Jong, um tal de Tommy Oar, australiano do Utrech. Tudo gente jovem, com reconhecido valor, mas ainda em em evolução...
O que acham, preferem esta tendência ou a continuação do mercado sul americano?
(Como é óbvio, nenhum pode ser descartado. Aqui apenas se fala de um mercado preferencial)
Esta sim, foi uma final condizente com o seu estatuto. As duas últimas finais foram parcas em qualidade, mas esta mostrou algo que as outras duas não mostraram: vontade de vencer e qualidade atacante.
Desta vez, Falcão mostrou toda a sua qualidade com dois golos fenomenais, tendo o resto da equipa sabido gerir muito bem o resto do jogo, acabando por Diego marcar outro golo fantástico. Quanto aos leões de Bilbao, preferida aqui da casa, pela especificidade deste clube, mostraram toda a sua raça, e mereciam outra sorte, mas tanto golo falhado nunca acaba bem...
Parebéns aos Atléticos, e parabéns maior ao de Madrid!
Como já aqui disse inúmeras vezes, vejo mais virtudes do que defeitos no nosso presidente. Mas a verdade é que os prós já foram bem mais que são agora. E uma coisa que sempre louvei foi a recuperação financeira e de prestígio do Benfica. No entanto, têm vindo a público informações, que a serem verdadeiras, são preocupantes. acerca da atualidade financeira do clube.
Gostaria imenso que o presidente viesse explicar o que ali está. Ou melhor, tendo em conta que todos os anos há as reuniões de relatórios e contas, gostaria que isto fosse debatido sem polémicas mas verdade. Muitas vezes é-se muito "político" a falar destas coisas.
O puto até pode ser bom, e pelos jogos que vi, realmente parece, mas entre dar 10M por ele, ou um pouquito mais pelo Sálvio, jogador já com provas dadas na Luz, que está farto de declarar que gosta do Benfica e que gostava de voltar, acho que a escolha é óbvia. Pelo menos para mim...
Artur deu uma entrevista à Renascença, onde faz uma análise à temporada e revela o que pretende para a próxima. Discurso equilibrado, defende a continuidade de JJ, mostra a sua perspectiva sobre algumas das razões pelas quais a época não acabou da melhor maneira, afirmando ainda que o Benfica tem responsabilidades acrescidas no próximo ano. Concordando-se com tudo, ou não, gostei das suas palavras.
Artur Moraes sai em defesa de Jorge Jesus alegando que a saída do treinador seria um problema em vez de uma solução para o Benfica. "Trocando de treinador dariamos um passo atrás"
O guarda-redes encarnado recorda que no onze tipo de Jorge Jesus actuam seis novos jogadores no plantel:"Já fiz uma retrospectiva da época e seis jogadores da equipa estão a cumprir o primeiro ano no Benfica", contabiliza. Artur, Garay, Emerson, Witsel, Bruno César e Nolito são, para além de Rodrigo e Matic, algumas das caras novas que esta temporada jogaram com regularidade no conjunto benfiquista.
O guarda-redes conclui que "não se pode olhar para época e dizer que está tudo errado e que é preciso trocar tudo. Temos muito valor, mas para o próximo ano temos muita responsabilidade em conseguir conquistas".
Uma coisa que me chateia no Benfica, é muitas vezes haver aquela sensação que temos meio mundo emprestado e sem qualquer tipo de acompanhamento. Para mim, e tendo em conta os muitos jogadores de qualidade que temos emprestados, deveria haver uma estrutura para os seguir, acompanhar passo a passo a sua evolução, fazer relatórios periódicos, para que no fim da temporada, se soubesse exatamente o que se deveria fazer com tais jogadores.
Quem o diz é o agente do Javi, e sinceramente, espero bem que sim. Como disse neste post, acerca das possíveis saídas neste defeso, este é daqueles jogadores que vejo como potencial capitão do Benfica. Para termos uma equipa campeã e competitiva, são estes tipo de jogadores que temos que segurar. Jogadores com mercado mas não demasiado valorizados. Jogadores como Luisão, Cardozo ou Maxi, que não sendo os melhores do mundo, têm grande qualidade, e que querendo, se conseguem segurar.
Fica Javi, que serás muito bem tratado! Tu és um jogador à Benfica!
Pois é, está a acabar o campeonato, e começam a haver poucos motivos para se venderem jornais, pelo menos enquanto não vier o Europeu. Assim, lá se arranjou uma bela duma novela para entreter a malta. Primeiro, o Record anunciou que o Benfica já tinha acordo com o Twente para a compra de Ola John por 6M, só faltando o ok do jogador. Passados uns dias, o Twente já aceita vender por... 12M, segundo A Bola, ou por 10M, segundo O Jogo. Confusos? Nem por isso... Certamente haverá porventura algum interesse por trás, mas a nossa imprensa desportiva, sempre muito informada e conhecedora, atira uns números para o ar, colocando-os sob uma capa de "fontes", e afirma coisas que ninguém confirma... Entretanto, ainda aparece o gajo contratado pelo Porto, e depois, aqui del rei que mais uma vez o Porto venceu o Benfica!
Já vi este filme muitas vezes e não dou mais para esse peditório!
Nunca saberemos a razão de tal encontro, agora conhecido através da comunicação social, ou as conversas aí mantidas, mas Seara juntar-se a Pinto da Costa e ainda ao Oliveira, no dia seguinte a termos sido espoliados na Luz contra o Porto, é no mínimo desastrado. Para ser meigo. Pois tal reunião não se vislumbra propriamente inocente. Mas como lá não estive, não vou especular. De qualquer das maneiras, para ex amigo e companheiro do Pinto da Costa já lá temos LFV. Outro, não obrigado!
PS: não se esqueçam de votar ali ao lado sobre quem poderá sair...
Dando como certa a saída de Gaitan, para mim o jogador com mais mercado, e que menos falta fará na equipa (entre os mais intocáveis), resta saber quem mais sairá. Dos mais prováveis, não vejo com bons olhos a saída de qualquer um deles, pela sua preponderância e pelo futuro mais estável que dariam com a sua permanência.
- Javi Garcia é uma peça fundamental, um possível futuro capitão benfiquista.
- Cardozo, o mal amado, é o melhor ponta de lança que temos há muito, muito tempo.
- Witsel, que eu sei que não durará cá muito tempo, é essencial ficar mais uma época para dar continuidade à sua evolução, ajudar à conquista do título e ser mais valorizado. Ele é classe pura, e tem de ficar mais um ano.
- Garay completa Luisão, e é um excelente jogador. Além disso, apenas temos 50% do passe, por isso nunca seria grande negócio.
- Rodrigo é um diamante em bruto, que deve ficar pelo menos mais dois anos, e que quando sair, terá de sair por valores bem elevados. Ele é uma das peças chave da próxima época.
Digam da vossa justiça e votem ao lado naquele que vocês acham que poderia sair juntamente com Gaitan.
Começou com JJ, continuou com Carraça, e agora João Gabriel. Um ataque forte e concertado ao principal fator da perda do campeonato. Não único, é importante não esquecer, mas o principal.
Penso que apenas falta a intervenção do presidente!
Mas vem tarde. É necessário entende-lo. Muito tarde. Que sirva para o próximo ano e que nao se fiquem apenas pelas palavras.
Hoje já limpei um pouco daquela frustração de ontem... Não toda, mas alguma.
Vencemos a Taça de Portugal de futsal. Parabéns aos nossos jogadores e equipa técnica! Agora esperamos pelo título de campeões. Carimbamos ainda a passagem à final do playoff que decidirá o título de campeão nacional de basquetebol. Será uma dura luta com o Porto.
Ainda quanto a ontem, cada vez mais tenho aquela impressão de que pouco mudará para o ano. Mesmo não mudando, podemos ser campeões. Não tenho dúvidas disso. Um óptimo plantel, um bom treinador e jogar melhor podem ser o suficiente. Mas pode também não ser, e aí é que reside o problema. O nosso presidente continua longe, JJ continua com um discurso bacoco, e os adeptos andam em guerrilha uns com os outros... Enquanto isso, o que falta ao Benfica para ser mais forte continua a ser esquecido. Uma estrutura mais forte, mais benfiquista, mais protetora do seu treinador, mais incisiva na luta contra os fatores externos, e menos amadora. Mas não... Não se vêm grandes mudanças nesse sentido. E tudo vai andando na paz do Senhor...
Ontem a tarde não foi boa (já aqui falei dela), mas só hoje me dei conta do resultado dos juniores. A ganhar por 2-0 em Braga a 10 minutos do fim, vão perder os 2-3, dando de mão beijada o título ao Sporting? A estes, basta ganhar na última jornada...
Este fim de semana só se aproveita mesmo pelo hóquei, e mesmo aí, lá se viu o Porto aos empurrões... Quem lhos deu já sabemos, não é?
Vou mais cedo para conseguir bilhete para o jogo final do campeonato de voleibol. Chego mais de uma hora antes, e... esgotado! Dass... Fico por ali, a ver invejosamente os outros a entrar, a preparar-se para a festa! Caraças, porque é que os bilhetes das modalidades não se vendem também nas casas do Benfica? Isto de vir de fora de Lisboa não permite aparecer muitas horas antes para arranjar bilhete...
Entretanto, dou duas voltas pelas imediações, e quando dou conta, estou num dos restaurantes do estádio, apinhado, para ver o jogo. Lá me consigo "abancar", com um fino na mão, e já me sinto melhor. Pronto, ao menos vejo o jogo. O restaurante está cada vez mais cheio, e o dono, insatisfeito de ver tanta gente a impedir a passagem, desliga o plasma do átrio. Confusão, berros e insultos! Passados alguns minutos, a multidão do átrio dispersa-se, e ficam cheias as outras duas salas.
O Benfica perde o primeiro set depois de estar a ganhar 17-12... Isto está a começar mal! O Benfica perde o segundo set depois de estar a ganhar por 24-20... Dass! Isto cheira a incompetência! O pessoal chateia-se e muitos vão embora. Mas nada está perdido, penso. E como até ao fim é lavar dos cestos, deixo-me ficar, mais uns quantos. O Benfica ganha facilmente o 3º set. O pessoal remexe-se, ansioso por alguma esperança. O Benfica ganha o 4º set facilmente. O pessoal empolga-se. Agora ninguém nos pára! O Benfica começa o 5º set bem, e a ganhar por 5-3, dá um ponto feito de bandeja aos sportinguistas de Espinho... Hmmm... Isto não é bom! Empatam. Colocam-se à frente! Ganham a negra por 15-13!
Dass!!!!!...
Com 10 minutos de jogo do Benfica - Leiria, sento-me no meu lugar. Estou fodido... De repente, começo a ouvir os no name a cantar umas coisas estranhas, às quais o estádio responde com uma valente assobiadela. O jogo foi um pouco isto. Cântico contra Vieira para aqui, assobios para os no name para acolá! Ah! E o jogo ia decorrendo. E o mais interessante do jogo acabou por ser mesmo esse jogo do rato e do gato entre a claque e os outros adeptos.
Quanto ao jogo, mau. Muito mau! E também pelo jogo fiquei fodido! O facto de termos jogado contra uma equipa muito fragilizada não me faz esquecer toda a displicência numa partida onde estava em jogo o 2º lugar. E além disso, era o último jogo em casa esta época. Um pouco mais de vontade agradecia-se, por respeito aos adeptos.
Ah, e o Oblak é muito bom!
Resumindo, uma tarde para esquecer... Mas se soubesse o que sei agora não teria ido? Estou com o meu clube nos bons e maus momentos! Casamento para a vida!
Lembram-se dele? Jogava no Vitória de Setúbal e, juntamente com Chiquinho Conde, punha em água a cabeça dos grandes! Ficou-me sempre na retina o jogaço dele contra nós, em 93/94, onde fomos goleados no Bonfim por 5-2... Para quem não se lembra, foi no ano dos 6-3 em Alvalade. Grande jogador que estranhamento nunca chegou a um "grande" do nosso futebol.
Ainda bem. Mesmo jogando com uma equipa de rastos e remendada com juniores, acho importante haver um último jogo na Luz este ano. Quero ainda ver os nossos rapazes jogar, quero aplaudi-los mais uma vez, quero ouvir o tribunal da Luz quanto a JJ e a LFV, quero ver o Cardozo a marcar mais uns golitos e ganhar a bola de prata, quero ver mais uma vez Aimar a tratar a bola como a uma mulher, quero ver o superMaxi, quero ver, desejando não ser a última, a classe pura de Witsel, quero ver a girafa Luisão, nosso grande capitão, quero ver...
Quero ver e sonhar que no próximo ano estes belíssimos jogadores serão melhor orientados, por este ou por outro...
Quero ver e sonhar com conquistas, que este ano estiveram por perto, e no fim, se esfumaram...
Quero ver o meu Benfica, porque nos bons e nos maus momentos, o Benfica é e será sempre, um dos meus grandes amores!
Fernando Seara, meu conterrâneo, nunca me convenceu muito enquanto defensor do Benfica. Crónicas para agradar a gregos e a troianos e comentários politicamente corretos. Nunca soube dissociar a sua carreira política do seu benfiquismo, não o "deixando" ser um combatente da nossa causa.
Sou sincero, nunca gostei muito dele, mas sempre o vi como alguém com algum perfil para um alto cargo na estrutura benfiquista, até como presidente.
No entanto, quando àquilo que não gosto nele, se junta certas ligações (muito) perigosas, aí o caso muda completamente de figura. Assim não, sr Seara. Anda o universo benfiquista ansiando pela liberdade da olivedesportos, criticando o atual presidente por ainda não o ter feito, e vai você ter encontros com tais figuras? Para quê? Nunca o saberemos, mas não fica muito bem na fotografia. Político é, mas benfiquista será sempre! Assim, aja como tal!
Só espero que a nossa direção, esta ou outra, tenha a visão para o manter por cá muito tempo, para que possa fazer essa aprendizagem nas asas deste clube que o ama. E quem sabe, um dia, possa ser o treinador do Glorioso!
Vejo apenas dois jogadores nos últimos 20 anos que possam, assim se queira, ter essa oportunidade: Preud'homme e Aimar. Dois senhores do futebol mundial, com muita sabedoria e com uma ligação emocional forte ao Benfica. Por favor, não desperdicem tal riqueza!
Parece que o Leiria sempre vai desistir do campeonato, o que torna a luta pelo 3º lugar inócua, visto o Sporting ficar sem qualquer hipótese de lá chegar. Pelo contrário, o Braga fica a apenas 1 ponto do Benfica, e como tal, o campeonato ainda não acabou para nós, pois é impensável não ficar 2º lugar.
De qualquer maneira, amanhã, havendo jogo ou não, vou na mesma. Há um Benfica - Sporting de Espinho que decidirá o campeão nacional de voleibol, e como tal, quero lá estar para apoiar, e espero eu, festejar!
Nem só de futebol vive o homem!
PS: sinceramente, espero que haja jogo. A desistência é má para o futebol português, e gostava de ver mais um jogo na Luz este ano. Mesmo que contra uma equipa esfarrapada.
O bom: Uma análise correta e completa do que foi a influência da arbitragem este ano no campeonato. Gostei. Foi pena ter sido tardia. Mas finalmente alguém da estrutura pôs o dedo na ferida. Podem ler aqui: Arbitragem condicionou campeonato Nesta entrevista, ainda uma novidade (ou não) que me agrada: a equipa b é mesmo para avançar. Óptimo! Este ano fez-se um trabalho grande de recrutamento para essa formação, e que se for bem aproveitada, até para rodar elementos do plantel principal, dará muitos frutos!
Até posso acreditar que realmente o tivessem feito, mas não posso concordar com a forma como o fizeram. Deixar constantemente JJ, alguém com limitações de linguagem e com diarreia verbal, dar o peito às balas sozinho, é pura estupidez.
Até pode ter algum fundo de verdade, mas nesta fase da época, que correu como correu, este tipo de discurso cheira a atirar areia nos olhos dos adeptos e a colocar-nos a jeito para gozos e críticas. Se nem dois campeonatos seguidos conseguimos ganhar, para quê falar de conquistas muitíssimo mais improváveis? Como dizia o outro, chiça maluco!
“Jorge Jesus é um bom treinador, mas acho que se deslumbra muito com ele próprio e com o futebol que a equipa pratica e cuida pouco da retaguarda da equipa. Se refletir sobre isso e reconhecer alguns erros, acho que pode aprender”.
O antigo antigo diretor da RTP e TVI confessou ainda que esperava mais do Benfica esta temporada: “Todos os adeptos o Benfica esperavam muito mais. Acho que houve várias coisas que falharam mas este não é o sítio certo para dissecar isso. Não gosto de esquartejar cadáveres quando eles ainda estão quentes. Acho que é preciso deixar terminar a época e depois, então, apurar responsabilidades. O facto de chegar aos quartos-de-final da Liga dos Campeões nem de prémio de consolação serve”. José Eduardo Moniz dixit
Lapidar, e de uma forma muito simples, colocou o dedo na ferida chamada JJ. Mostra o seu principal defeito, mas não lhe fecha completamente a porta. E já agora, para aqueles bloggers que não gostaram da classificação de abutres dada a alguns nomes do universo benfiquista, comparem as declarações de Veiga e Figueiredo com estas. A este não chamo abutre! É apenas uma questão de conteúdo e de forma. Tenho pena que este não possa ser candidato. Não que eu votasse nele, mas daria um grande contributo para finalmente voltarmos a ter umas eleições com várias candidaturas fortes, que obrigasse a um verdadeiro debate de ideias. Precisamos de ideias novas e de acordar LFV!
Paulo Bento renovou com a FPF para continuar à frente da nossa seleção. Primeiro nome a ser riscado na lista de potenciais futuros treinadores do Benfica. Dessa lista, este era o que eu mais gostava.
Mas, no entanto, cada vez mais estou convencido que JJ continuará!
Desta vez, temos uma entrevista de JJ, no caso, n'A Bola, onde não acrescenta muito mais às tais palavras de Jorge Jesus, não oficiais e por entreposta pessoa, mas que mostram que a sua veracidade era real, tal o seu conteúdo.
Jorge Jesus quebrou o silêncio e garante que será o treinador do Benfica na próxima temporada. O técnico adianta que já está a trabalhar e apelida como «disparate» as notícias que o apontam ao Dragão.
«Estou farto dessa insinuação que é feita unicamente com a intenção de provocar desgaste. Estou no Benfica de corpo e alma e não estou interessado em qualquer outro projeto. Quando se chega ao maior clube português, alguém pode querer andar para trás?»
Desmentidos os contatos com os portistas, Jesus diz-se focado na próxima época encarnada e não esconde alguma frustração por ter deixado escapar o campeonato.
«Eu sinto a frustração, mas tenho hoje a mesma vontade e ambição que tinha quando cá cheguei no primeiro dia. Ninguém me pode acusar de falta de dedicação e de ter dado sempre tudo pelo Benfica.»
Jorge Jesus entende as manifestações dos adeptos, mas mostra-se menos compreensivo quando o alvo é Luís Filipe Vieira e diz que «continua empenhado em fazer do Benfica aquilo que os sócios e adeptos esperam».
«Eu não estou na minha cadeira de sonho, estou na cadeira que qualquer treinador do Mundo ambicionava ter. O que eu quero é continuar nesta cadeira por muitos anos.»
Jesus admite alguns erros na gestão do plantel e diz mesmo que hoje não teria apostado tão forte na Champions.
«Hoje teria colocado menos ovos na Champions, porque a nossa vantagem na Liga não era suficiente para fazer o que fizemos», embora realce também que a arbitragem condicionou o desfecho deste campeonato.
«Sem os casos de arbitragem não tenho dúvidas de que o Benfica teria sido campeão. Temos de fazer sempre mais.»
A terminar, Jesus admite que o que já conquistou no Benfica lhe «sabem a pouco» e traça objetivos claros para a próxima época.
retirado de sapo desporto
Numa coisa posso louvar JJ. Não se esconde, acaba com certas especulações e diz o que pretende para o futuro. Ao contrário do nosso presidente...
Sinceramente, cada vez se torna mais difícil para mim, alguém que sempre viu mais virtudes do que defeitos em LFV, e a quem tenho como alguém que ergueu novamente o Benfica após os anos de Damásio e Vale e Azevedo, apoiá-lo. Além das várias falhas das nossas altas instâncias, mais propriamente do nosso presidente, nesta época, das quais já falei por alto aqui, este silêncio agora, ensurdecedor, é na minha opinião escandaloso. Um líder, o líder, não se pode esconder da atualidade benfiquista. Seja para terminar com especulações, seja para indicar a orientação futura, seja para criticar aquilo que nunca criticou este ano, como os seus apoiados para a FPF, o nosso presidente tem de dar a cara! Mas não... Desapareceu por completo! E isso deixa-me triste e desiludido.
Mas afinal não, não anda desaparecido. Anda por Odivelas, preocupado pela situação do Odivelas FC. No meio de todo este silêncio, LFV, o nosso presidente aparece para falar do... Odivelas...
Sr. presidente, aqui entre nós, você ainda pode ir a tempo de recuperar a minha estima e respeito por si. Só tem de fazer duas coisas: seja um líder, apareça e termine com as especulações, e por fim, permita o aparecimento de outros candidatos, fortes, que lhe dêem luta suficiente para o legitimarem se assim os sócios queiram. Mas se for para continuar como foram estes dois últimos anos, sr presidente, não conte com o meu apoio. Ele não é eterno, ao contrário do meu amor pelo Benfica!
Retirei este texto no blog Gordo Vai à Baliza, e parece que é verídico. Sendo assim, penso que é mais um argumento para a análise à continuidade ou não de JJ.
"Diz que errou, sabe onde errou. Que o jogo na Rússia e em Londres rebentaram a equipa. Que preparou a equipa sempre para a meia-final/final europeia, que se deixou levar pelo entusiasmo.
Não quer sair do Benfica. Que as notícias do acordo com os corruptos são encomendadas para ajudar ao clima que existe.
Que desde que ele chegou, o Benfica fez de receitas 160 milhões (fora bilheteira) só em vendas de jogadores e prémios nas competições europeias (só este ano mais de 20 milhões).
Que antes dele chegar, estávamos atrasados em relação aos corruptos em 20 anos. Hoje, estamos atrasados 4 anos.
Mas que a estrutura, essa continua a mesma, continua atrasada 20 anos. Palavras dele.
Diz que é inacreditável como é que o Benfica, sendo o maior Clube, não tem influência em lado nenhum (e não estava a falar de corrupção obviamente).
Que Vieira está a ser muito pressionado internamente para o despedir, mas que ele não quer sair. E que para o ano é campeão. E na Champions é só passar o grupo e gerir. Que não comete o mesmo erro.
Diz que no sábado vai haver grande pressão na bancada, que a claque vai insultá-lo a ele e ao Presidente (isto já sabemos).
Jesus não sabe se fica. Diz que a vontade dele é ficar, mas que o Presidente está a ser pressionado e que pode ceder, uma vez que as eleições estão para breve e vai querer salvar a pele."
Como já referi várias vezes, estou um pouco confuso relativamente ao nosso treinador. Existem muitos prós, mas cada vez mais, muitos contras. No entanto estas palavras de JJ podem mostrar alguma inversão nalguns pontos mais negativos de JJ. Contudo, ainda não mostra alguma assunção de culpa na má gestão do plantel face a esse maior desgaste físico devido à Liga dos Campeões, ou ainda, alguma assunção de culpa face a certas teimosias. E é aqui que me vejo receoso em dar mais uma oportunidade a JJ. Gostava que continuasse, mas ao mesmo tempo, não sei se ele o deve fazer. Continuo muito confuso...
Já agora, parece que LFV já tomou uma decisão, pois já são demasiadas as notícias que revelam a procura por um novo treinador. E nisto JJ tem razão. Quer-se mudar o treinador, mas manter a estrutura, quando é principalmente a estrutura que falha.
Sou demasiado novo para ter vivido nessa época, e quase demasiado novo sequer para me lembrar das últimas finais. Apenas tenho algumas recordações da meia final com o Marselha e da final com o Milan. Mas a nossa história é eterna, e sonho com o Benfica a voltar a esses feitos.
Deixo-vos aqui um vídeo da conquista da 2ª Taça dos Campeões Europeus!
Ainda sobre o campeonato, e ainda sobre o post A equação do campeonato, queria acrescentar algo que referi levemente nesse texto, mas que agora gostaria de aprofundar um pouco mais: a comunicação do Benfica.
Num campeonato como o nosso, onde o campeão não se decide apenas dentro do campo, a forma como lidamos com as pressões externas, com as expectativas dos adeptos e ainda, a forma como respondemos em público aos sucessivos erros da arbitragem, têm obrigatoriamente algum peso nas contas finais. E também aí penso que o Benfica revela muito amadorismo e ingenuidade. Começando pelo presidente. Esteve calado a maior parte da época, bem, mas agora que muitas dúvidas e especulações aparecem, fica calado e completamente fora de cena. Continuando com JJ, e a sua lendária basófia. Esta tem de ser controlada, tanto por ele, como por quem está acima dele. Muitas declarações, principalmente a partir de Janeiro, foram achas deitadas que apenas serviram para motivar adversários. Por fim, o departamento de comunicação. Quem tem a função de gerir tudo isto, não acautelou todas estas situações, tendo ainda responsabilidades em confusões como a tal situação de Manuel Sérgio.
Relativamente às arbitragens, falámos pouco e tarde. O Porto aí sabe fazer muito melhor. Escolhem um jogo em que perdem, mesmo que não haja razões reais (vide Gil Vicente - Porto), e faz um banzé enorme. Ainda me lembro no ano passado, no jogo em que eles venceram o campeonato em nossa casa, e onde fomos prejudicados. Pois bem, passados uns dias aparece aquela rábula dos 15 erros. Uns dias depois, 2ª mão da Taça de Portugal, e fomos novamente, e aí bem mais, prejudicados, acabando por ser eliminados em casa pelo Porto. Isto chama-se condicionar o árbitro. Nós vamos deixando andar, e apenas ao 4º ou 5º jogo a ser prejudicado é que falamos. E entretanto, o título voou...
Para complementar o post anterior A equação do campeonato, deixar apenas um pequeno vídeo, bastante elucidativo da tal variável y que teve bastante peso na tal equação.
Como disse no outro post, obviamente que não desculpa a perda do campeonato, mas certamente ajuda a explicá-la...
Já há muitos anos que não via um ano em que fosse tão simples ganhar um campeonato, acabando por perdê-lo. Para este final, contribuíram os três elementos acima referidos: o nosso presidente, Jorge Jesus, e a variável y (árbitros).
LFV: Mais uma vez, erros básicos foram cometidos pelas nossas altas instâncias. Começando pela definição do plantel, no início da época, não acautelando as teimosias de JJ e um suplente para Maxi. E quando se podia ter emendado a mão, contratamos... o Djaló. Assim, ficamos sem suplentes para Maxi, um titular na lateral esquerda (já que Cap apenas contou nestes últimos jogos), e ainda, ficámos sem uma boa segunda linha no meio campo. As saídas de Ruben Amorim e Enzo Perez foram erros. Graves na minha opinião! O Benfica é a entidade patronal, e a partir daí, é quem manda. Ponto. Teriam sido grandes reforços nesta fase final, depois de lhes passar a birra. Mas não, foram embora, juntamente com David Simão. Grandes erros. Mas não fica apenas pelo plantel. Tem-se dado trela muito larga a JJ. É necessário um diretor desportivo acima de JJ, que sirva para o chamar a atenção perante erros sucessivos, tanto tácticos, como de comunicação. E terminando no apoio nunca explicado a um nome do sistema para a federação. Continuamos à espera da razão de tal atitude, pela qual pediu paciência e confiança.
Jorge Jesus: É um grande treinador. Continuo a achar o mesmo. Mas a sua falta de humildade cega-o. Há falhas que vêm desde o seu primeiro ano, que teima em não corrigir. No primeiro ano, foi tão forte a nossa entrada, que aquele sufoco na fase final é esquecida. No entanto, no segundo ano, a má entrada, impediu que chegassemos ao último terço em vantagem, e como tal, nas alturas decisivas, a equipa, em quebra física, falhou. Este ano, até a dada altura, Fevereiro, a época estava a ser quase perfeita (excepto na Taça de Portugal). Mas claro, quando, mais uma vez, a equipa fraquejou fisicamente, foi queda livre. Cinco pontos de vantagem! Cinco! Com este plantel, não se percebe, não se aceita, que continue a espremer alguns jogadores, deixando outros, porventura com menos qualidade, completamente frescos o resto do ano. Boas opções foram deixadas ao esquecimento, enquanto outros jogavam vezes e vezes sem conta, mesmo sem força ou qualidade. JJ certamente teve também uma palavra a dizer nas saídas de Ruben, Enzo e David Simão. E já agora, porquê a saída de Carlos Martins este ano? O único jogador que contava para JJ como substituto de Aimar? JJ falhou na gestão do plantel, falhou na gestão física, e falhou ainda na sua maior qualidade, a táctica. Relembro rapidamente os jogos em Guimarães, na Luz com o Porto, e agora em Vila do Conde. Em todas elas opções tácticas a favor de um suposto maior pendor ofensivo, que retiraram força ao meio campo. Ou seja, um erro que ele tinha corrigido razoavelmente bem relativamente ao ano passado, voltou a repeti-lo na fase crítica da época, com os resultados que se conhecem.
y, a variável arbitragem e APAF: claro que, apesar dos vários erros de LFV e JJ ao longo do ano, o campeonato dificilmente teria sido perdido não fossem os erros de arbitragem estratégicos cometidos em Coimbra, na Luz com o Porto, em Alvalade, em Vila do Conde, e ainda, o castigo a Aimar, fora do critério que foi posto em prática todo o campeonato. Erros demasiado escandalosos e demasiado seguidos, para se acreditar serem apenas normais. Porque o erro é normal. O que não é normal, é acontecerem tantos em tão pouco tempo, claros e para o mesmo lado. E por fim, a falta de coerência seguida todo o ano pelos nossos árbitros. A facilidade na marcação de penaltis a favor do Porto apenas era igualada pela dificuldade na marcação de penaltis a favor do Benfica.
Com tudo isto, eu, alguém que sempre soube ver mais virtudes que defeitos no nosso presidente e no nosso treinador, começo a pensar se nesta altura, não começa a ser ao contrário. Ambos. Tudo na vida tem o seu tempo. Ambos fizeram muitos pelo clube, e eu não me esqueço disso. Mas se a ideia for continuar o que se tem feito ultimamente, penso que está na altura de dar um passo à frente. O Benfica é maior que algumas pessoas.
PS1: Presidente, onde anda? É nestas alturas que os líderes têm que corresponder ao seu título.
PS2: relativamente à notícia de que JJ já terá acordo com o Porto, sinceramente não acredito. Não porque ache que JJ seja muito fiel, mas sim porque isso está nas mãos de LFV e duvido que ele deixe isso acontecer.