quinta-feira, 19 de abril de 2012

Sá Pinto e João Vieira Pinto

João Vieira Pinto (JVP), o meu ídolo de adolescência, juntamente com Carlos Lisboa, foi um jogador de grande qualidade, de grande amor ao nosso clube, e de grande raça. Infelizmente, quiseram-no despachar... Ele não quis sair do Benfica, e por isso, mandaram-no embora. O maior erro de gestão que vi no meu clube, juntamente com a substituição de Toni por Artur Jorge. A raça que ele mostrava em todos os jogos, valeram-lhe alguns castigos ao longo da carreira, porventura o maior, e o que mais manchou a sua carreira, o murro no árbitro na Coreia. Era daqueles jogadores com o sangue nas ventas...

Sá Pinto, muito tempo companheiro de ataque de JVP na seleção, foi também um jogador de qualidade, mas este, ligado ao Sporting. Penso que será consensual dizer que a qualidade não era a mesma, mas a influência, sim. Jogador também de raça, com um temperamento à flor da pele, também ele teve vários episódios que lhe mancharam a carreira, sendo talvez o mais conhecido, o murro que deu ao seleccionador nacional à altura, Artur Jorge. Também mais tarde, já como dirigente desportivo, teve ainda uma discussão muito acesa, chegando a vias de facto, com Liedson.

Ambos estes jogadores tiveram assim carreiras brilhantes, mas atribuladas. No entanto, com alguma atenção, tenho seguido a evolução do seu trajeto profissional. E, curiosamente, têm ambos, nas suas funções, dado provas de grande equilíbrio e sensatez. Sá Pinto, como treinador do Sporting, tem mostrado uma atitude pacificadora, com um discurso inteligente e calmo. Tenho gostado muito de o ouvir, e, apesar de tudo, tenho gostado do seu trabalho (vitória ao Benfica à parte! eh eh). Já JVP, nas suas crónicas e comentários, mostra uma análise muito inteligente e imparcial. Não se pode dizer o mesmo da maioria dos comentadores da nossa praça. Além disso, teve sempre um papel preponderante no sindicato de jogadores e agora, um papel importante na federação.

Foram jogadores com sangue nas ventas, e por isso, tiveram o tributo dos adeptos e as consequências por certos abusos, e agora são ambos pessoas que dignificam o futebol português.

Deixo aqui a minha grande admiração por ambos!

2 comentários:

vanda disse...

O único pormenor: Um foi jogador de futebol, outro foi um ENORME jogador de futebol!

Filipe Araújo disse...

Sim, em relação à qualidade técnica, não há comparação possível. Mas ambos foram grandes, cada um à sua maneira.