quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Campanha nojenta


"O Nojo", de tempos a tempos, gosta de nos lembrar a todos o quão parcial é. A capa de hoje mostra bem ao que vem, ao inventar uma irregularidade no golo do Benfica, explicando que esta era mais "uma vitória a martelo", esquecendo-se do penalti por marcar contra o Porto nos últimos segundos do jogo, que poderia dar o empate ao Rio Ave.

Esta é uma campanha que tem sido implementada desde o momento em que o Benfica foi para a liderança do campeonato, procurando dar a entender que está a ser levado ao colo, ao contrário dos seus oponentes. Nada mais falso, bastando fazer uma análise imparcial a todos os jogos dos 3 grandes, sem entrar na demagogia de jornais como O Nojo ou comentadeiros avençados na televisão e jornais.

segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Bye Bye Enzo [Oficial]


É oficial, Enzo Perez vai embora a troco de 25 milhões de euros. Com 28 anos, era um negócio que não se podia perder. No entanto, estão para se ver as consequências desportivas desta venda. Num plantel já bastante delapidado em relação ao ano anterior, e agora sem o seu motor e pêndulo, ou JJ tira um coelho da cartola, ou os 6 pontos que temos de vantagem podem revelar-se curtos.

Mas seja como for, tenho confiança que este ano, sem a exuberância de outros anos, e quiçá, com uma ponta de Trapattoni em JJ, consigamos alcançar algo que já nos foge à muito: o bicampeonato.

Já agora, quem será o substituto de Enzo? Pizzi, Talisca ou Samaris? A opção lógica nem é nenhum destes, mas sim Ruben Amorim, para para azar dele e nosso, Ruben é fisicamente demasiado frágil para ser um jogador com a preponderância de Enzo no jogo encarnado.

Veremos amanhã se temos alguma pista.

Com ou sem Enzo, força Benfica, eu obviamente acredito!

quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Desejos de Natal


34

34

34

34

34

34

34

34


Esqueçamos por um dia as saídas, o enfraquecimento do plantel, os falhanços na Taça e na Liga dos Campeões, e lembremos-nos que apesar de tudo isso, temos o segundo classificado a 6 pontos, e que estamos no bom caminho para algo já muito remoto no tempo:  o bicampeonato.

O meu desejo de Natal? O 34º campeonato!

Feliz Natal para todos!

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Pinto da Costa abriu a boca...


E de lá saiu mais do mesmo: merda...

Blá blá, whiskas saquetas, Benfica para aqui e para acolá, nós somos uns santinhos e não fui apanhado em escutas com frutas e cafés com leite, blá blá, whiskas saquetas!

Este ano, todos são beneficiados, mas como sempre, nós apanhamos sempre com o rótulo de "levados ao colo". Interessante, tendo em conta que este foi o terceiro jogo do Sporting a ser claramente beneficiado pelas arbitragens e o Porto este ano não poder falar muito. Mas enfim, estratégias. Nada a que não estejamos habituados.


domingo, 21 de dezembro de 2014

Estes jogos dão títulos!


Todos os anos há jogos assim: fraquinhos, enervantes, com pouca qualidade. E era nestes jogos que não há muitos anos atrás perdíamos pontos e campeonatos. Como tal, apesar de não estar feliz com a exibição, a realidade é que os 3 pontos já cá cantam, e jogos destes não haverão muitos. 

Já agora, sim, a jogada que inicia o golo é irregular. Para muitos, não interessa muito o que se passe de seguida, pois havendo uma irregularidade, tudo o que se faça de seguida será sempre analisada à luz desse lance. Para esses, não vale a pena ler o restante. São os mesmos que fecham os olhos ao facto de os últimos dois jogos do Sporting ter havido erros em barda, que valeram um ponto no campeonato e uma passagem na Taça de Portugal, ou o Porto ter desbloqueado o jogo contra o Setúbal com um penalti no mínimo duvidoso. 

Quando ao jogo, sempre deu para ver um Talisca mais assertivo no meio campo, um Ola John em crescimento, e um César a fazer-me lembrar Luisão quando era mais jovem e ainda com muito potencial por mostrar. De resto, com tantas lesões, o jogo da equipa ficou mais perro, perdendo qualidade. Já agora, e eu nem sou de criticar em demasia jogadores, não posso deixar de apontar como Bebé um erro de casting brutal, que deveria ser resolvido já em janeiro, com o seu empréstimo. Nem gosto de me lembrar o que pagamos por ele... Enfim...

No final o que fica é que continuamos à frente com 6 pontos, e que janeiro e fevereiro costumam ser meses bons para nós. Mas é bom não esquecer que se Enzo sair mesmo, estes 6 pontos podem revelar-se insuficientes se não acharmos um substituto à altura, ou pelo menos, uma mudança tática que favoreça quem cá fica. 

De resto, viva o Benfica e um feliz Natal para todos!

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Faltou-nos a eficácia de domingo...


...ofensiva e defensiva.

Fizemos o suficiente para ganhar descansadamente, mas quando se dá o ouro ao bandido, é difícil acabar bem.

Para já, apenas o campeonato nos dá alegrias. Espero que essas se mantenham até Maio.

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

A azia portista e uma opinião sensata


Dando uma vista de olhos por alguns blogs portistas, dá algum gozo ver as opiniões indignadas pela falta de justiça na vitória do Benfica e pela falta de reconhecimento público em como foram muito, muito, muito melhores. 


Apenas dois exemplos aqui e aqui, e uma opinião minimamente sensata e razoável a destoar aqui. Já agora, para se rirem com um portista a falar de Jorge Sousa, o ex super dragão, como o artista do apito, aqui.


Afinal, a filosofia do Lotopegui de perder e ser "melhor" é bem aceite e compreendida pela exigente massa adepta do Porto. Ainda bem. Que continuam a compreender por muitos e bons anos!

domingo, 14 de dezembro de 2014

Passo importante


Apesar de muitos apontarem os jogos nas Antas como um calcanhar de Aquiles de JJ, a verdade é que, apesar de não ser propriamente um conjunto de resultados ótimo, é ainda assim bastante bom comparando com o que foram os últimos 20 anos.

Hoje o Benfica, com um conjunto de individualidades inferior ao do Porto, foi no entanto muito mais equipa. Taticamente e mentalmente melhor, a vitória acabou por ser surpreendentemente natural. Lopetegui dsse que o Porto foi muito, muito, muito melhor. Pois, ao que parece, para o treinador do Porto ser melhor é ter mais posse de bola. E aí ganhou. Mas tirando aqueles dois cabeceamentos perto do fim do jogo, pouco mais fez com toda essa posse de bola. Mérito de JJ que soube montar muito bem a equipa, e dos jogadores, que souberam colocar em prática a estratégia, com muita calma, raça e concentração. E quando é assim, nenhum estádio do mundo nos pode atemorizar, mesmo que percamos.

Este foi um jogo muito importante, tanto pelos 6 pontos, como pela vantagem psicológica. Mas tudo isto apenas terá efeitos práticos se as vitórias continuarem nos próximos jogos. 

Destaques muito positivos para o nosso GR, que está nos últimos tempos a contrariar as minhas dúvidas, para André Almeida, que continua a calar muita gente, jogo após jogo, o fabuloso Gaitan, o goleador Lima, e claro, Luisão. Espero que a lesão seja leve e depressa volte ao comando da equipa. Uma palavra também para Enzo e Talisca.

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

O tal clube que se diz diferente...


... anda a cantar sobre o Benfica nos seus jogos.

É lindo ver que o Benfica continua tão grande, e os seus adversários continuam tão provincianos...

terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Eu ainda sou do tempo em que o Sporting...


... pagava a clubes adversários para antecipar o jogo da taça para poder limpar a penalização de um jogador seu e assim poder jogar contra o Benfica...

Pois é, fala-se do "caso" Belenenses de uma forma indignada, quando este "caso" foi já explicado pelo seu presidente. O único erro do Benfica foi não ter ele próprio esclarecido que não tinha nada a ver com o assunto. Mas claro, para sportinguistas mais iluminados, os esclarecimentos de nada servem, pois é tudo mentira e apenas eles sabem a verdade e são donos da razão e de toda a honestidade do futebol português. 

Pois é, eu ainda sou do tempo em que o Sporting pagava a clubes adversários para antecipar o jogo da taça para poder limpar a penalização de um jogador seu e assim poder jogar contra o Benfica, e de quando tinha vice presidentes a depositar dinheiro em contas de fiscais de linha.