domingo, 6 de março de 2016

Equipa pequena e sem treinador ganha a liderança! E esta, hein?

Já aqui fiz, mas volto a fazer um mea culpa. A dada altura desisti de Rui Vitória. E felizmente ele calou-me. Bem caladinho! Independentemente de achar que ainda há muita coisa a melhorar, não tendo a certeza que ele o consegue, os factos são indesmentíveis. Estivemos irremediavelmente destinados ao 3º lugar, e paulatinamente, chegamos à liderança. Mesmo com 3 derrotas em 4 jogos com os grandes. Mérito de Rui Vitória.

Ontem foi um jogo de garra, concentração e eficácia. O Sporting criou mais oportunidades? Sim, mas tirando uma fase na segunda parte, nunca mostrou claramente ser superior ao Benfica. E tem graça JJ dizer que o Benfica jogou como equipa pequena, quando esta estratégia foi implementada com ele noutros anos, ao serviço do Benfica. E sinceramente, eu nunca fui contra. Nestes jogos, por mais espetaculares que todos queiramos que sejam, o importante mesmo é sair com um resultado positivo. E meus amigos, foi o que Rui Vitória fez ontem. 

Com contrariedades como JJ nunca teve ao longo de uma época, com vários jogadores essenciais a lesionarem-se durante muito tempo, e ao mesmo tempo. E com um peso enorme da história recente do Benfica. Vide casos idênticos que terminaram mal em clubes como o Manchester United, em que a transição demora mais anos. 

Não sei se o Benfica vai ser campeão. Obviamente que acredito muito mais agora que há vários meses atrás. Mas para isso nem precisávamos de ter ganho ontem. Eu dizia a alguns amigos que o Benfica saísse de Alvalade com o empate seria campeão, pois o Sporting tem demonstrado perder muitos pontos em casa com equipas pequenas, e ainda teria Porto e Braga fora. Com a nossa vitória, penso que estão reunidas as condições para uma reta final triunfante. 

Vamos ter a cabecinha no lugar, ser humildes como temos sido até agora, coisa que outros não foram, e encarar cada jogo como uma final!

Quanto aos jogadores, houve alguns melhores que outros, mas todos foram grandes. Destaques para:

- Lindelof (que jogão, que personalidade, que jogador temos ali)
- Ederson (mãos de aço, sem tremer)
- André Almeida (mesmo com alguns cortes falhados, sempre muito concentrado e de grande utilidade)
- Renato Sanches (mesmo com tanto passe falhado, o pendor e a força do nosso meio campo)
- Jonas (tem graça dizerem que ele passou ao lado de "mais" um jogo com os grandes... Meu Deus, tanta ignorância...)
- Mitroglou (pelo golo e pela importância na construção ofensiva em toda a primeira parte)

E agora venha o Zenit! 

10 comentários:

Carlos Évora disse...

Equipa pequena, foi o que tu JJ fez do SLBenfica, a época passada em que empataste aos 94 minutos com com um único remate, do Jardel, isso sim, é que é jogar a equipa pequena. No Dragão tb fez de equipa pequena, com o Jonas no Banco, levaste uma banho banho de bola, (não te ajoelhaste porque ganhaste sem saber como) com 1 golo de lançamento e outro de ressalto...o JJ é realmente um verdadeiro artista. Esta época entramos como equipa grande que SOMOS, e levaste, estás agoniado, temos pena...só há uma solução JJ pastilhas Rennie. CRREGA BENFICA.

Rfa disse...

Dizia-se que o JJ era um mestre por ser capaz de reconstruir a equipa todos os anos, mas o RV esta a exceder-se. Anda a jogar com a euquipa qye seria a equipa B do ano passado e a superar tudo. Já perdi a conta aos putos novos do 11. Temos equipa de futuro e vamos ter CAMPEÃO!

GRÃO VASCO disse...

O que tu e muitos como tu devem fazer é curarem-se de uma patologia que atinge muitos Bwenfiquistas - a ejaculação precoce!

Foi vergonhoso que durante meses houvesse uma campanha contra Rui Vitória e muitos adeptos, neste caso bloggers, o tivessem quase lançado às feras.

Agora são tudo sorrisos, vénias, loas, cantatas e hossanas.
Mas o campeonato não está ganho e quarta-feira vai ser tremendamente complicado!

E depois, dar a mão à palmatória é muito bonito, muito bonito, mas deixa marcas e cicatrizes, às vezes muito difíceis de curar. Felizmente que Rui Vitória tem demonstrado ter uma força muito maior que os seus detractores - os actuais e os antigos.

Isso de "vir" o Zenit faz-me lembrar o bazófias que se autointitulou de "cérebro".

Que esta lição de um Homem humilde e urbano vos sirva de emenda para situações futuras.

Saudações.

Filipe Araújo disse...

Grão Vasco, eu penitencio-me porque os factos mostraram-me o contrário. Nunca critiquei o homem, mas sim o treinador. E olhando para trás, houve razões para isso. Aliás, da crítica ninguém se livra, que isto aqui não é a ditadura de outros clubes. E felizmente, a exigência aumentou. Ou acha que facilmente se aceitava que o Benfica voltasse a jogar como antes? Que voltasse à luta pelo 3º lugar? Que regredisse imensamente, como o fez durante boa parte da época? Rui Vitória tem o mérito, como o disse aqui várias vezes, de ter a dada altura percebido as suas limitações e preparado a equipa para isso. Isso faz dele o melhor do mundo? Não. JJ é melhor treinador. E não é por Rui Vitória ser o treinador do meu clube que fico cego a essas coisas. E por isso, dou a mão à palmatória pois os factos mostraram que a estratégia funcionou.

Quanto ao venha o Zenit, meu caro conterrâneo, é o próximo jogo, por isso sim, que venha ele. Bazófias? Isso é noutros blogues que não aqui. Zenit vai ser complicado sim, até devido à gestão de esforço, mas que venham eles! Ou não?

pUlse disse...

Felizmente JJ continua sem humildade e isso não o levará a lado nenhum.

David Gonçalves disse...

Treinadores de bancada ou simplesmente vendedores de visitas ?.

Já agora, e o Eliseu , que tal ?

NauBenfica disse...

O cagão vai ajoelhar. Não vai ganhar porra nenhuma esta época - A Supertaça é relativa à época anterior. As peneiras têm destas coisas.
O Glorioso tem o pássaro na mão. É preciso muita concentração em todos os jogos e estou convencido que os jogadores sabem disso e não vão dar abébias.

GRÃO VASCO disse...

Ó Filipe,

Quando fiz o comentário só me referi ao Homem no final do mesmo, mas na sequência do que por mim foi escrito, dir-te-ei, Companheiro Benfiquista, que Rui Vitória é um Homem que reflecte no treinador que é, essa humildade e urbanidade que fica tão bem a quem é do Benfica.

Considero também e foi isso que referi e reitero novamente que há muitos Benfiquistas a padecer de "ejaculação precoce". É um distúrbio que tem tratamento que consiste em refrear as emoções e os ânimos em alturas e momentos delicados como foi a entrada de RV no Benfica.
Isso, muito Benfiquista não compreendeu, o que originou um chorrilho de críticas injustas e ferozes (tu incluído) a quem praticamente tinha tomado em mãos uma herança muito, muito complicada.
Foi e é isso que me obriga por imperativo de consciência e por muitos anos de Benfica a "alertar seriamente" muitos companheiros a travar ímpetos que são tremendamente perniciosos para quem quer encetar um trabalho novo, como foi o caso de RV.
As críticas que foram feitas aqui e noutros lados, foram mais uma forma acintosa e precipitada de reduzir o tempo de trabalho de RV no Benfica, originando porventura uma desestabilização tremendamente prejudicial ao clube.
Pensa nisso. Há sempre momentos da nossa vida que são lições importantes que devemos aprender e espero que tu a tenhas aprendido.
E quanto a JJ ser "melhor treinador", tira lá o cavalinho da chuva. Poderia apresentar-te argumentos suficientes para o lançares na banheira dos "barraqueiros do futebol", mas para esse peditório já dei e acredita que no dia em que se soube que o "analfabeto dos peaners & folclórios" ia para o lagartêdo do fôsso, só não mandei deitar uns foguetes, porque como sabes, esses sao proibidos e só são lançados no dia de S. João em Vildemoinhos.
E quanto à estratégia, continuas equivocado. Não foi estratégia, foi competência, que é bem diferente. E vais continuar a vê-la, independentemente dos resultados.
Cumprimentos e Saudações Gloriosas.
Saudações.

Anónimo disse...

Aplauso Grão Vasco!
Estes eminentes blogueiros não fazem puto de ideia sobre a vida real.
Chegam, vêm e vencem estalando os dedos, o que nunca confessam é serem os filhos do papá!

RMCLC

Miguel disse...

Grao vasco que comentario imbecil. Nunca comento em blogs, mas tenho que defender o blogger e outros benfiquistas por manterem o nivel de exigencia que obriga treinadores e jogadores a darem mais de si. Se fosse por adeptos-ovelha como voce o benfica seria um clube de merda.

SB
Miguel