sexta-feira, 27 de setembro de 2013

120 anos de tretas!


Até nisto o Porto se mostra provinciano e tacanho. Tanta ânsia de mostrar a sua "superioridade", de há uns anos para cá inventou uma nova data de fundação. Assim, em vez de ser 1906, como inúmeros registos, do próprio clube, indicam, para ter uma data anterior a Sporting e Benfica, inventaram que foram fundados em 1893. Deixo aqui apenas uma imagem bastante antiga, mas se quiserem ver mais provas desta farsa, podem ver aqui.


4 comentários:

Unknown disse...

E o Sport Lisboa e Benfica existia em 1904?

Cumprimentos

Unknown disse...

Daniel Santos,

Em 1904, mais precisamente em 28 de Fevereiro, fundou-se o Sport Lisboa. Em 1908, 13 de Setembro, dá-se a fusão do Sport Lisboa com o Grupo Sport Benfica. Assim nasceu o Sport Lisboa e Benfica. Na ata que oficializou essa fusão, ficou assente que se adotava a data de fundação do clube mais antigo, Sport Lisboa em 1904, já que o Grupo Sport Benfica foi fundado em 1906.
Neste caso não se alterou ou ludibriou datas, simplesmente adaptou-se a data mais antiga de um dos clubes fundadores. Exemplo de algo semelhante, é o nascimento do nosso país: 1143, com o tratado de Zamora, mas podia-se adaptar a data 1128, a quando da batalha de São Mamede em que Afonso I derrotou a sua mãe e assim tornar-se independente do dominio de Castela. Tal não foi feito, e ficou 1143!
Agora o fcp nasceu em 1906, e nada teve e tem para adotar uma data mais antiga, já que o famoso Football-Club do Porto foi um clube/grupo que existiu e desapareceu em menos de dois anos. Os tripeiros dizem que em 1906 foi ressuscitado o clube e que Monteiro da Costa simplesmente oficializou-o nesse ano, mas a verdade é que ele não se "lembrou" de adotar a data de 1893.
Então é assim: De facto houve um grupo de pessoas que jogaram, até foi para uma taça (Taça d'el Rei), sob o nome de Football- Club do Porto, mas esse grupo/clube não era oficial, já que não estava registrado em nenhuma ata oficial, não é recortes de jornais que o fazem. É como eu arranjar um grupo de amigos, dar um nome a esse grupo, jogar jogos entre amigos e se quiser jogar competições oficiais tenho, lá está, de oficializar nas entidades para esse efeito. Antes do registro, todo o tempo em que o meu grupo jogou, não conta para nada, já que apenas se tratava de um grupo de pessoas que jogavam futebol em encontros amigáveis. Olha, é como a seleção da Catalunha, jogam á anos, mas não é oficial, logo se um dia for reconhecida, só conta a partir desse dia. Tudo antes foi um grupo de jogadores que disputaram jogos não oficiais.
O Sport Lisboa foi fundado e registrado nas entidades competentes desde 1904, e depois em 1908, com a adoção da data 1904!
Por isso o fcp não foi fundado em 1893, mas sim em 1906, quando foi oficializado!

Saudações!

Unknown disse...

Só para acrescentar.
Tou-me a borrifar para se o fcp foi fundado em 1893 ou 1906 (algo que só prova que são corruptos). Sendo 1893, pior para eles, que assim têm mais anos em que o Benfica e de seca. Em 120 anos não conseguiram ganhar tantos campeonatos como nós em 109 anos!
Tudo bem que têm mais títulos oficiais e não sei quê, mas levaram mais anos a consegui-los que nós!

Saudações!

Anónimo disse...

PARECE QUE O PORTO GANHOU OUTRA VEZ