segunda-feira, 23 de setembro de 2013

A defesa de Jorge Jesus por um sportinguista

A defesa de Jorge Jesus

A atitude de Jorge Jesus defendendo um adepto do SLB da violência pessoal é já desde ontem o tema na ordem dos próximos dias. Independentemente do desfecho que o caso venha a ter não posso deixar de me pronunciar sobre o caso, que não assisti em directo. 

São frequentes as primeiras páginas dos jornais e aberturas de telejornais estarem pejadas de imagens de violência praticada por e entre adeptos do futebol. Normalmente retiradas de qualquer contexto e procurando apenas o lado mais sensacionalista, o que vende mais. Também não vale a pena pintar o mundo das claques de cor-de-rosa, é claro para toda a gente que há uma lógica de violência associada, que começa na maior parte dos casos dentro de cada uma delas e que ganha a sua dimensão mais visível quando se confrontam entre si. 

O que raras vezes ou mesmo nunca interessa à comunicação social é o lado da actuação policial. Dados como vitimas dos excessos dos adeptos, há muito que, a coberto do crachá há agentes - não sei se organizados, se representam a força ou apenas alguns elementos - que praticam actos de brutalidade indescritível e que nunca chegam ao conhecimento da opinião pública. Desde adeptos seleccionados aleatoriamente, para "pagarem" a factura de uma claque que expôs a policia ao ridículo ou simplesmente "deram muito trabalho", até à perseguição, isolamento e posterior tareia às escondidas, que acabam em camas de hospital, tem havido de tudo um pouco. Com adeptos do Sporting até já em Alvalade assistimos a actuações deste género mais de que uma vez.

Não sei qual foi a motivação de JJ para ontem sair em defesa dos adeptos e de um particular. Já ouvi várias interpretações, fico-me pela minha: tal como a mim, também a JJ incomodam este actuação excessiva e cobarde pelo que se viu forçado a tomar uma posição. As imagens não deixam dúvidas, um agente da PSP agride um adepto pelas costas, não me parecendo que a manifestação em causa o justificasse. A menos que a situação seja desmentida, tratava-se de uma invasão pacifica, e mesmo que excessiva face aos regulamentos, não justifica uma intervenção deste tipo. Ontem foi com estes, amanhã é connosco.

retirado de A Norte de Alvalade


Opinião bastante válida, e que espelha a forma como vi o que aconteceu no final do jogo. Era mais facil para JJ afastar-se e resguardar-se? Era! Devia tê-lo feito? Provavelmente sim. Mas JJ normalmente não gosta das coisas fáceis, e ele não é propriamente conhecido por ter a cabeça mais fria do mundo.

Vamos ver que consequências sairão daqui. Mas se esperam daqui uma condenação sumária de JJ, não a terão. Mas tenho a consciência que este ato, por mais bem intencionado e genuíno que tenha sido (e eu acredito que foi), pode ter algumas consequências...


Sem comentários: