sábado, 9 de agosto de 2014

Sangria na formação


Que a formação sirva para ser rentabilizada, tudo bem por mim. Mas seria bom que fosse rentabilizada financeira e desportivamente. Na realidade, nos últimos anos, não se tem aproveitado nada do que vem da formação. Até porque quando se fala de formação é preciso entender que os primeiros anos como sénior também fazem parte da formação. 

As saídas de Ivan, Cancelo e Bernardo, ao que parece, são definitivas. Independentemente do valor de cada um, eles, e nós adeptos, mereciam que pudessem provar o seu valor na Luz, cumprir o seu sonho, e dar-nos a nós adeptos jogadores da mesma estirpe que nós: benfiquistas que sofrem com a camisola. A sua saída talvez tenha sido inevitável. Talvez. Se forem verdade os 15M por André Gomes e os 30M por estes três, é um proveito brutal da formação. Mas quanto seriam se continuassem a sua evolução mais algum anos na Luz, com as mesmas oportunidades que outros que vêm sabe-se lá de onde? Até podiam ser menos, mas podiam ser mais. 

Nós benfiquistas sonhamos com jogadores da nossa formação no plantel principal, mas mesmo com uma formação muitos níveis acima de há alguns anos atrás, continuamos na mesma. Claro que muitos acabam por não mostrar a capacidade suficiente. Por exemplo, Nelson Oliveira continua a desiludir-me. Mas também é verdade que a paciência dada a outros vindos de fora é maior do que aquela dada aos nossos. E se isso é um erro e um defeito do nosso treinador, é igualmente uma fraqueza da nossa direção. Se a política desportiva fosse essa, JJ não teria outro remédio...

Se esta crise pode ter algum efeito positivo, que seja o de obrigar o Benfica a apostar mais na sua formação a partir de agora. 

1 comentário:

Anónimo disse...

A formação no Benfica, agora tão exaltada, foi a mesma formação, que findo os jogos da Emirates, foi criticada, existindo imensos Benfiquistas que pediram a contratação de jogadores de créditos firmados, porque não era com Cancelos e Teixeiras que iamos lá, entre os outros brasileiros de qualidade duvidosa!

Por isso, qualquer jogador que seja vendido, é sempre mal vendido, mesmo que o encaixe seja na casa dos quarenta milhões!

Ao contrário daqueles que choram as promessas que já partiram, eu olho para as novas coqueluches que despontam na equipa B! E olho para Gonçalo Guedes, e sinto que estou na presença de um dos mais promissores jogadores do futebol português nos próximos anos!

E o menino João Teixeira já me fez esquecer André Gomes. Só tenho pena que não tenhamos um treinador na equipa B capaz de os potenciar para outros patamares, infelizmente!