sexta-feira, 29 de agosto de 2014
E a propósito do derby, "eu vi, mas não agarrei"...
Uma pequena provocação para os nossos amigos sportinguistas...
quinta-feira, 28 de agosto de 2014
Os mais cínicos dirão...
... que JJ já tem desculpa para não passar outra vez aos oitavos.
Os mais "realistas" dirão...
... que o Benfica é candidato a ganhar... a Liga Europa.
Da minha parte apenas digo que venha o que vier, o Benfica tem de estar à altura dos seus pergaminhos. São equipas de qualidade, algumas delas a abarrotar de dinheiro e de estrelas pagas a peso de ouro, e a essa realidade não se pode fugir. Mas como sempre, acredito na nossa equipa e na capacidade de JJ. Mas convenhamos, não haverá um único jogo para descansar. A sorte desta vez ficou toda nos outros clubes nacionais.
quarta-feira, 27 de agosto de 2014
A estupidez lagarta, elevado ao infinito
Aparentemente, há quem queira do outro lado da segunda circular, diabolizar JJ. Neste blog, tido como sportinguista, e como tal, do tal clube diferente, querem fazer crer que JJ deve ser expulso de sócio do seu clube de coração e de infância, como um argumento muito vago sobre ele costumar denegrir o Sporting.
Pois bem, é nestas alturas que vemos os lagartos a saírem das tocas, com coisas tão estúpidas que me fazem rir. Então o homem, que tão generoso tem sido nas suas declarações nos últimos anos sobre a qualidade dos plantéis do Sporting, mas que ao mesmo tempo, defende naturalmente o clube que lhe paga os ordenados, deve agora ser transformado num criminoso qualquer? Porquê, apenas porque diz aquilo que não querem ouvir? Apenas por não entrar na ladainha habitual do choradinho sempre que o Sporting perde com o Benfica. É que sinceramente não me lembro nos últimos anos de um jogo em que tenham sido derrotados em que a culpa não tenha sido do árbitro. Sempre do mesmo... Claro que os erros dos árbitros contra o Benfica já não contam... Pfff... Penaurs!
Para todos os lagartos (lagartos, não sportinguistas): curem-se!
E cá vos esperamos no domingo para o que der e vier!
terça-feira, 26 de agosto de 2014
Mais um para o estaleiro
Gosto muito de Ruben Amorim, e considero-o um dos jogadores mais importantes do plantel do Benfica. Infelizmente para ele, e para nós, o seu historial de lesões continua a aumentar, obrigando uma ida ao mercado. O problema, além de se ter de gastar mais dinheiro, é mesmo o tempo que demora a ensinar aquilo que o Ruben já sabe da forma como o Benfica joga e da forma como JJ quer. E não é fácil encontrar um jogador taticamente tão bom como o Ruben.
Já agora, e que tal JJ fazer como Lopetegui e apostar em João Teixeira para ser uma opção para o meio campo? Não digo dar-lhe a titularidade, pois penso que vimos na pré-época que ainda tem de crescer bastante, mas jogar com regularidade, de modo a ser uma opção daqui a alguns meses?
segunda-feira, 25 de agosto de 2014
Regresso ao passado, mas com outra força!
Sim, eu sei que este Boavista é bem mais fraco que outros anteriores.
Sim, sei que este Benfica é, para já, um pouco mais fraco que os anteriores.
Mas também sei que, há alguns anos atrás, jogos destes, com dois autocarros atrás, e com um árbitro a errar de forma "humana", era o suficiente para ficarem lá 2 ou 3 pontos.
Na realidade, são raros os anos em que o Benfica de JJ não começa fraco, crescendo depois ao longo da temporada. Por isso, 3 jogos, 3 vitórias, uma supertaça e 6 pontos no campeonato, não é mau. Basta lembrar outros anos para perceber que não é mesmo nada mau.
Mas claro, isso não significa que não tenhamos de melhorar. E bastante! Mas para já, não está mau. Por isso, profetas da desgraça, calma! Podia ser pior. Bem pior!
sábado, 9 de agosto de 2014
Sangria na formação
Que a formação sirva para ser rentabilizada, tudo bem por mim. Mas seria bom que fosse rentabilizada financeira e desportivamente. Na realidade, nos últimos anos, não se tem aproveitado nada do que vem da formação. Até porque quando se fala de formação é preciso entender que os primeiros anos como sénior também fazem parte da formação.
As saídas de Ivan, Cancelo e Bernardo, ao que parece, são definitivas. Independentemente do valor de cada um, eles, e nós adeptos, mereciam que pudessem provar o seu valor na Luz, cumprir o seu sonho, e dar-nos a nós adeptos jogadores da mesma estirpe que nós: benfiquistas que sofrem com a camisola. A sua saída talvez tenha sido inevitável. Talvez. Se forem verdade os 15M por André Gomes e os 30M por estes três, é um proveito brutal da formação. Mas quanto seriam se continuassem a sua evolução mais algum anos na Luz, com as mesmas oportunidades que outros que vêm sabe-se lá de onde? Até podiam ser menos, mas podiam ser mais.
Nós benfiquistas sonhamos com jogadores da nossa formação no plantel principal, mas mesmo com uma formação muitos níveis acima de há alguns anos atrás, continuamos na mesma. Claro que muitos acabam por não mostrar a capacidade suficiente. Por exemplo, Nelson Oliveira continua a desiludir-me. Mas também é verdade que a paciência dada a outros vindos de fora é maior do que aquela dada aos nossos. E se isso é um erro e um defeito do nosso treinador, é igualmente uma fraqueza da nossa direção. Se a política desportiva fosse essa, JJ não teria outro remédio...
Se esta crise pode ter algum efeito positivo, que seja o de obrigar o Benfica a apostar mais na sua formação a partir de agora.
Preocupações fundadas... O BES e o Benfica
Se é realmente verdade que o Benfica tem 200M para pagar, o crédito que teria no BES desapareceu, e que todas estas vendas têm por objetivo este pagamento, então que se admita esse facto e se reduza substancialmente o passivo. Depois, joga-se com o que se pode e que se aproveite a formação. Infelizmente, a saída dos nossos melhores valores, especialmente Bernardo Silva, não augura nada de bom.
Um milagre económico apenas é verdadeiro se for sustentável. Se for sustentado num banco, que ao cair nos leva atrás, então é apenas gestão financeira. E essa gestão, convenhamos, deveria ser melhor, caso contrário, não estaríamos tão dependentes. Mas atenção, ao contrário do que muitos possam pensar, os nossos rivais não estão melhores que nós. Bem pelo contrário. Mesmo que a situação atual não o pareça.
terça-feira, 5 de agosto de 2014
Desastre anunciado ou pessimismo exagerado?
Tenho andado sem saber muito o que dizer nesta pré-temporada. Não pude até agora ver praticamente jogo nenhum nesta pré-época, e aquilo que vi deixou-me um pouco assustado. Não vejo praticamente nada do futebol que assistimos nos últimos anos. Basicamente está a decompor-se uma equipa para se formar uma nova. Mesmo que muitos titulares ainda fiquem, é claro que os melhores estão a sair.
Obviamente que isto requer tempo, dada a maneira como foram planeados os jogos da pré-temporada, as derrotas acabam por ser naturais. Afinal, nós não andamos a jogar com equipas da 2ª e 3ª linha. Com essas nós também ganhamos... De qualquer maneira, o que mais me assusta não é a menor qualidade do plantel. Mesmo com menos qualidade, não deixa de ter muita. O que me assusta é o tempo que vai demorar até a equipa apresentar as ideias de JJ no campo. Eu não tenho dúvidas de que acabará por acontecer, mas será a tempo de lutarmos pelo bicampeonato? É que este deveria ser o grande foco do Benfica, e na verdade, está claro que não é.
Eu não faço futurologia, e por isso não posso dizer que vamos ou não vamos ganhar títulos. O que sei é que LFV disse uma coisa e está neste momento a fazer outra. Como é possível estarmos a desbaratar tão despudoradamente a hipótese de ganharmos dois campeonatos seguidos? Ter a hegemonia no futebol português não é ganhar um campeonato de festa em festa...
Quanto às derrotas, não me sinto particularmente assustado. Ainda sou do tempo em que éramos todos os anos os campeões da pré-época, para depois descambarmos no campeonato. Esse título não me importo de perder para outros. Até porque, na zona mais afetada, a defesa, há razões para tantos golos sofridos. A forma das equipas de JJ defenderem é muito complexa e necessita de muito tempo para ficar oleada. Não me esqueço do ano passado, que apenas a partir de dezembro/janeiro a equipa estabilizou (e sim, a entrada de Oblak foi importante, mas não, não foi essa entrada um milagre que mudou tudo). No primeiro terço da época sofríamos golos em barda, e numa defesa experimentada e quase toda rotinada entre si. Por isso, a dada altura isso irá mudar. E quando mudar, tudo melhorará.
Relativamente a saídas, LFV devia explicar o que mudou desde a última entrevista quando disse que não era necessário vender mais, e de repente, passar a vender tudo o que se mexe no Benfica. Os que me seguem sabem que não sou vieirista ou contra vieirista. Vejo as virtudes e os defeitos, e aponto os erros quando existem. E esta pré-temporada são erros atrás de erros, sem quaisquer explicações aos sócios.
Por fim, lembro-me de algumas discussões com pessoas que me diziam basicamente que os sucessos do Benfica se deviam a LFV, que dava todas as condições a JJ, mas que os insucessos, esses, eram da inteira responsabilidade de JJ. Pois bem, o que me dirão este ano? Que argumento ou racionalização farão para continuar defender a ação do nosso presidente na gestão do futebol?
Desastre anunciado ou pessimismo exagerado?
Eu quero acreditar que é claramente o segundo. Aliás, acho mesmo que é o segundo. Mas há condições importantes para que seja mesmo o segundo. Artur está com sem confiança há mais de um ano, e não me parece que volte a tê-la no Benfica. É urgente um GR de qualidade para ser titular. Também é necessário dar a JJ um médio defensivo e um avançado, para que ele equilibre a equipa.
segunda-feira, 4 de agosto de 2014
Adeus Tacuara
Marcaste uma época na Luz como poucos nas últimas duas décadas conseguiram.
Com os teus golos deste-nos muitas alegrias, mas mesmo assim, em cada jogo tinhas de calar muitas vozes que não te compreendiam. Tudo isso pouco importa, e daqui a uns anos, todos se lembrarão do enormíssimo avançado que tu foste!
Irei ter saudades...
"Tomem cuidado, ele é perigoso, ele é o Óscar... Tacuara... Cardozo!"
Subscrever:
Mensagens (Atom)