quarta-feira, 23 de abril de 2014

Porto - terra da vergonha


Não tenho nada contra a cidade Porto. Aliás, é uma zona que gosto e onde tenho muitos amigos, boa gente, benfiquista e portista. No entanto, tenho muita coisa contra o clube Porto, e claro, contra uma atitude provinciana de muitos dos seus adeptos. 


Quando o Porto é campeão, faz a festa onde quer e onde pode. Se não fazem mais é porque não têm adeptos suficientes. Mas quando o Benfica é campeão, já a coisa pia de outra maneira. No Porto, quer os portistas queiram ou não, há muitos portuenses benfiquistas. Ou seja, com o mesmo direito que eles a festejarem na sua cidade. Mas claro, há quem pense de forma diferente.


As imagens de energúmenos portistas a impedirem a festa nos Aliados, a apedrejarem, a agredirem, são sintomáticas da cultura portista. Mas pior é ver o presidente da câmara do Porto, alguém que se intitulou independente para vencer as eleições na sua cidade, a incentivar todo este comportamento. Sim, incentivar. Todos sabiam bem o que ia acontecer, e seria a atitude normal e natural a presença de forças policiais que realmente fizessem alguma coisa a bem da ordem pública. Ao lavar as mãos, incentivou tudo o que lá se passou.


Haverá certamente muitos portuenses, portistas e benfiquistas, envergonhados por estas atitudes, mas haverão muitos outros que continuarão muito contentes e felizes com o poderem "estragar" a festa dos outros. Como benfiquista, espero nunca ouvir relatos idênticos em festas portistas em cidades de todo o país.

3 comentários:

Bubbles disse...

Estamos em festa e é um momento de euforia, mas como sempre esta direção perde estes momentos para desmascarar e atacar estas bestas! A começar pelo presidente da câmara do Porto. E aqui a fina ironia devia ser usada, por exp, "o presidente da cm do Porto mais uma vez não quis escutar os Benfiquistas e promoveu por omissão a violência dos que não sabem perder nem ganhar". Muitos parabéns a Vieira por tudo o que tem feito mas aqui falha.

Anónimo disse...

Esse portista qualquer dia sai de maca da Câmara.

Anónimo disse...

Ainda os 3%