domingo, 26 de janeiro de 2014

Meia dúzia


Foi o que o Porto levou do pavilhão da Luz...

O Benfica goleou o Porto em hóquei em patins por 6-1, que permitiu reduzir a diferença para os da frente, relançando o campeonato. Como o líder, Valongo, também perdeu, foi uma jornada especialmente feliz para as nossas cores.

André Gomes vendido por 15M?


Perante esta notícia, que carece obviamente de confirmação, tenho sensações contraditórias. Primeiro, como já tinha aqui dito ontem, vejo neste rapaz o substituto natural de Matic, se não agora, na próxima temporada, já devidamente preparado para a responsabilidade da titularidade. Pelo contrário, quer se queira, quer não, 15M pelo seu passe só podem ser considerados um bom negócio. Além de ser um valor acima do valor de mercado atual do jogador, ainda é necessário confirmar se André Gomes evolui para craque ou apenas para bom jogador.


Sendo um bom negócio, sinto no entanto alguma tristeza por um jogador da nossa formação, com reais potencialidades de ser titular na nossa equipa principal, ir embora tão cedo. Depois das palavras de LFV, esta venda vem demonstrar... o quê? Aposta na formação para rentabilizar apenas, ou uma real aposta na formação para fornecer a equipa A? Para já, só vemos a primeira hipótese...

sábado, 25 de janeiro de 2014

Festa rija e choros, na taça que não vale...


Depois de ter assistido à tarde, tranquilamente, à exibição dos nossos meninos, preparei-me para ver os nossos rivais a lutarem pelo acesso à meia final, e pelo direito de nos receber em sua casa na próxima eliminatória. 

Começo por dar uma vista de olhos a equipas iniciais e ao ambiente nos estádios, e não dava para enganar: eram jogos importantes. Claro que tudo isto já contradizia um pouco a versão de que esta taça não vale nada, e pouca importância tem. Esta versão é especialmente adotada pelo Porto.

Os jogos foram emotivos, e as tais goleadas de que se falavam, acabaram em vitórias muito suadas, e no caso do Porto, muito imerecidas. Mas pronto, o futebol é mesmo isto, e dos dois, alguém tinha de passar. Mas foi interessante ver as reações no final do jogo de ambos os lados, com os sportinguistas desgostosos, e os adeptos do Porto em festa rija. Afinal, a taça que não vale nada, ainda deve valer qualquer coisita...

Agora temos duas meias finais com o Porto, e resta-nos fazer o melhor para as passar às duas. 

Equipa "b" dá tareia no Gil Vicente


Só é pena que os números não deixe esclarecido a superioridade evidente em campo. Um bom jogo, com uma equipa formada por suplentes e muitos jogadores da "b". Já agora, foi bom ver tantos portugueses a titular.

Já agora, equipa b é uma forma de expressão, pois como se viu, uma mescla de jovens com alguns  jogadores internacionais e mais maduros, mostrou-se mais forte que uma equipa de meio da tabela da nossa primeira liga. 

Deu para ver que existe muita qualidade na nossa juventude, começando com um André Gomes mais crescido, e muito motivado, um Ivan Cavaleiro cada vez mais confiante, um André Almeida seguro, um Bernardo Silva que vai dar que falar, ou um Cancelo ou um Hélder Costa com vontade de mostrar serviço. Estou apenas a destacar alguns, mas toda a equipa mostrou-se à altura da camisola que envergam, não dando por perdido o tempo e o dinheiro empregue por todos os que se deslocaram até Belém para ver o Benfica.

Sei que pode ser abusivo tirar ilações de um jogo destes, onde ambas as equipas jogaram a feijões, mas a verdade é que gostava de um André Gomes a jogar mais na equipa A. Mesmo que fosse um suplente de Fejsa, acho que é o jogador com melhor potencial para ocupar com qualidade a vaga deixada por Matic. Talvez não de imediato, mas com algum tempo a adaptar-se ao lugar. Mas para isso, precisa de minutos de jogo pela equipa principal.


segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Pergunta para queijinho...


Vão mesmo vender Rodrigo?


É que com Cardozo de molho, e Lima numa época mais apagada, vender o nosso goleador em melhor momento será...

domingo, 19 de janeiro de 2014

Boa resposta


Jogo simples, ou melhor, tornado simples pela equipa do Benfica. Entrada forte, pressionante, e a resolver a jogo na primeira parte. Não foi um grande jogo, mas foi o suficiente para se vencer calmamente, e deixar-nos novamente líderes.

Agora sem Matic, havia a curiosidade para ver como respondia a equipa. Fejsa não é Matic. Aliás, é mais um Javi. E sendo assim, a equipa tem de começar a saber movimentar-se e atacar sem esse apoio fortíssimo que tinha em Matic. Pelo contrário, Fejsa dá grande consistência defensiva. Vamos ver como a equipa reage a este novo baluarte do meio campo em jogos menos macios.

De resto, ótimo jogo de alguns elementos, dos quais destaco Oblak, Luisão, Enzo, Markovic e Rodrigo. A equipa continua a melhorar defensivamente, não sofrendo golos há já alguns jogos, o que é um facto importantíssimo para o resto do campeonato, principalmente se nos lembrarmos das asneiras na defesa nos primeiros meses.


sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

O dom da palavra, ou falta dela, de JJ


As palavras de JJ no final do jogo com o Leixões levantaram enorme polémica, totalmente desncessária. O problema de JJ é que muitas vezes não consegue exprimir corretamente aquilo que quer dizer. Além do mais, é um desbocado, um dos seus grandes defeitos. 

Posto isto, as palavras de JJ apontavam para o facto de não haver um jogador na formação com a qualidade necessária para ser um substituto de Matic. Tirando o acessório, no essencial é isto. JJ não aposta na formação como gostaríamos, é verdade. Mas também é verdade que nalguns casos, a realidade desmente aquilo que pensamos ser melhor. 

Por exemplo, e apesar de gostar de Ivan, e pensar que ele será um jogador muito útil no Benfica, tenho de reconhecer que a qualidade de Markovic é superior. Nélson Oliveira, por exemplo, apesar dos golos marcados em França, continua a ser um jogador de contra ataque, sem grande qualidade na definição das jogadas. 

Já André Gomes, André Almeida (que não é da nossa formação) ou Bernardo Silva são jogadores aos quais devíamos dar muitas mais oportunidades. E aqui JJ peca. 

Concluindo, percebo as palavras de JJ, mas também acho que ele deveria preservar-se mais. Há coisas que, se não se conseguem exprimir bem, não se dizem. Ponto.

Estratégia gasta...


Com quase uma semana de atraso, Pinto da Costa fez o que provavelmente estava à espera que o seu treinador fizesse: desculpar a derrota com os árbitros. Aliás, fiquei surpreendido por tal não ter acontecido, pois o Porto é useiro e abuseiro em usar estes estratagemas para influenciar árbitros de jogos futuros. É que nem precisa de ter razão, basta não ganhar. 

No jogo do último domingo tiveram raz~eos de queixa? Sim, mas entre o deve e o haver, bem menores que o Benfica. Foi por isso que perderam? Olhem, façam um périplo por blogs portistas na sua análise a esse jogo e verão quantos culparam a arbitragem. 

A "picada" ao Benfica em relação ao negócio de Matic era escusada, mas esperada. E para os jornalistas avençados, pouco importa que o Porto tenha feito num passado recente negócios idênticos ou piores. 

Esta estratégia está gasta, e o facto de vir com atraso, apenas mostra o estado cada vez mais decadente do xexé mor do Porto. Cabe-nos a nós, com ou sem Matic, dar a resposta devida já no próximo domingo. E sinceramente, acho que é deixá-los a falar sozinhos... Não há praticamente uma única pessoa que considere que o Benfica não foi um justo e limpo merecedor dos 3 pontos no clássico, e tudo isto são fait divers, nos quais só caem quem quer...

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

É oficial! A estupidez reina no nosso clube.


Desculpem os mais sensíveis, mas a palavra certa é mesmo estupidez. Quem me lê sabe que tento sempre ter uma visão mais alargada e calma sobre os vários temas quentes do nosso clube, mas a verdade é que esta venda tira-me do sério. Já aqui tinha descrito as razões pelas quais não concordava com a venda de 25 milhões de euros. Aliás, nunca acreditei (ingénuo) que saísse apenas por esses 25 milhões.

Estamos a vender por metade da cláusula, a meio da temporada, apenas o nosso jogador mais influente. Só o facto de ser janeiro e de ser tão importante para a equipa, deveria ter resultado num valor mais alto. Mas ao menos sempre pensei que houvesse jogadores envolvidos, tornando este negócio mais aliciante. Quando li o comunicado a falar apenas de 25 milhões, fiquei siderado. Além de ficarmos sem o melhor médio da liga, ainda o vendemos a preço de saldo.

A isto chamo estupidez. E por favor, a capa do Record hoje é patética na sua tentativa de branquear a má decisão de LFV. Por mais que Matic quisesse sair, ele só saiu porque o Benfica deixou e quis. O contrato era até 2018. Ponto. Se o queriam, oferecessem um valor adequado. O montante que vamos receber não reflete a sua qualidade, a sua influência, e muito menos, a altura crucial da temporada. Por estas e outras razões, este é um negócio estúpido. 

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Saída de Matic


Fala-se por aí que Matic sairá por 25 milhões nesta janela de transferências. E se há argumentos que justificam este valor, darei aqui os meu argumentos pelos quais eu não concordo com uma venda por este montante.

Diz-se que o valor de mercado dos melhores médios defensivos andam na ordem dos 20/30 milhões de euros. Tudo bem. A questão é que Matic é um médio defensivo diferente. Além de dar consistência defensiva, oferece também uma dimensão atacante acima da média, o que o torna raro, mesmo entre as melhores equipas da atualidade. Ora, isso deve ser valorizado. Além do mais, não estamos no final da época. Estamos a meio da temporada, e o Benfica sairá debilitado com a sua saída. Sendo assim, mesmo que valesse apenas esse dinheiro, o clube teria de impor um valor mais alto de forma a salvaguardar os seus interesses.

Por isso, 25 milhões apenas, e agora, acho um péssimo negócio. No entanto, fala-se também na possibilidade de ser 25 milhões, mais objetivos, mais um jogador, no final da temporada. Aí sim, estaria um negócio muito mais vantajoso, e como temos visto nos últimos anos, no qual o Benfica tem-se saído bem.

Perder um jogador crucial nesta fase do campeonato, apenas por 25 milhões, não é uma boa decisão. Longe disso. 

A saída de Rodrigo não é também, pelo modelo de jogo do Benfica, que necessita de ter um ponta de lança à altura no banco, uma boa decisão. Mas se sair por mais que 30 milhões, será um excelente negócio, ao qual será muito difícil dizer que não. Rodrigo tem um potencial enorme, mas é difícil prever se alguma vez sairá por mais que isso, ou até por esse valor. Por outro lado, se ele ficar mais alguns anos, ele será O ponta de lança do Benfica.

Preferia que não saísse ninguém, mas a sair alguém, que saia apenas Rodrigo.

Justo e mais que merecido


Parabéns Cristiano!

domingo, 12 de janeiro de 2014

Dever cumprido!


O Benfica mostrou hoje o que pode fazer quando joga com garra e concentração. Dizem os portistas que foi um jogo fraco. Não concordo. Foi um jogo fraco do Porto, e um grande jogo do Benfica. Num clássico o que interessa é vencer. E o Benfica quis sempre muito mais que o Porto. Foi mais concentrado, mais agressivo, mais eficaz, mais tudo... Não foi dos jogos mais lindos que vi? Não. Mas foi daqueles jogos sem espinhas, o que contra um rival como o Porto, já mostra a qualidade do nosso jogo.

Quando vi Oblak a entrar como GR, pensei para mim que JJ ainda me conseguia surpreender pela positiva. E quando vi dois avançados, pensei no mesmo, mas pena negativa. Estava convencido que Amorim iria jogar, e acreditava que isso seria a melhor táctica. Afinal, não tive razão. E ainda bem!

Dois destaques:

- Homenagem muito bonita a Eusébio, com a grandiosidade que ele merece. Teve mesmo o respeito da grande maioria dos adeptos portistas presentes, ao contrário da claque leonina no dia anterior nas Amoreiras.

- JJ montou a equipa, táctica e mentalmente muito bem.


Por fim, dizer apenas que Artur Soares Dias é mau. Muito mau...

O Nojo volta a atacar e o desrespeito no clube diferente...


Antes de mais, começar pela capa nojenta e verdadeiramente reveladora de que está ao serviço, não da ética jornalística e da verdade desportiva, mas sim dos interesses de um clube. Penso que está mais do que na altura de mudarem o nome de "O Jogo" para "O Porto". Seria bem mais honesto... Mas venham com as capas que vierem, o Benfica tem de saber estar imune a estas palhaçadas e notícias plantadas. Hoje é para entrar confiantes e para ganhar!


Por fim, o clube diferente. Uma parte importante dos seus adeptos presentes ontem no campo do Estoril, desrespeitou o minuto de silêncio, achando que cantar insultos ao clube rival era uma forma mais adequada para homenagear Eusébio. O tal clube que se diz diferente, com valores elevados, mostra assim a sua verdadeira génese. Aliás, basta dar uma vista de olhos pelos blogs sportinguistas, e raros são aqueles que mostraram o seu desagrado por tal comportamento. Acredito que não estejam a favor, mas quem cala consente.


sábado, 11 de janeiro de 2014

Ganhar ou...

...GANHAR!

É isso que eu espero de amanhã. Contudo, também sei o que muitos benfiquistas sentem nesta altura. Quer se queira, quer não, quer se admita ou não, a verdade é que a história recente dos encontros entre Benfica e Porto não deixa ninguém à vontade ou muito confiantes. Seja por inépcia nossa, seja por habilidade de outros (...), a verdade é que estes jogos não nos têm corrido bem. 

Por isso, o que eu gostava de amanhã, mais até que homenagear Eusébio, era que estivessem à altura da camisola que envergam. Entrar como os donos que são daquele estádio. Entrar para ganhar. Concentrados mas sem medo. Eusébio não quereria mais que isso. 

Este jogo tem para nós uma importância enorme. Uma vitória não nos dá o campeonato, mas dá-nos uma injeção de confiança como a que tivemos em 2009. Pelo contrário, uma não vitória, especialmente a derrota, deixa o Porto mais próximo do título. Mesmo dando de barato que este ano os jogos entre Porto e Benfica não terão a importância que tiveram no ano passado, seja porque estão a perder mais pontos, seja porque o Sporting está este ano bem melhor.

Nunca mais chega as 16 horas de amanhã. Não há nada melhor para curar a ansiedade da espera, do que a emoção do jogo!

Força Benfica! Força rapazes! 

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

A mesma vergonha de sempre...


A bronca no sorteio para a Taça de Portugal é apenas um descuido num sistema muito bem montado há já alguns anos. Ou acham que coincidências consecutivas, tais como os jogos do Porto sempre após jogos dos seus rivais, ou os jogos com o Benfica em casa em alturas cruciais do campeonato, ano após ano, é tudo uma questão de sorte?

Pois bem, este episódio apenas revela algo que todos sabem. Já agora, a versão oficial é que ela se enganou. Pois bem, eu gostava de saber como é que ela se enganou sem sequer ter lido o papel... 



PS: Artur Soares Dias? A sério? Sinceramente, preferia o Jorge Sousa. Mas coitado, nos últimos jogos do Benfica não nos prejudicou, e por isso, deixou de ter condições para um Benfica-Porto.

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Estádio Eusébio?


Logo que se soube da morte do rei, logo se colocou a hipótese de se mudar o nome do estádio. Contudo, e achando que o Benfica tem de ter formas de homenagear esta figura maior do clube, não sei o que achar da mudança de nome. Aliás, o nome do estádio nem sequer é Estádio da Luz, como todos os chamamos, mas sim, Estádio do Sport Lisboa e Benfica. Pessoalmente, gosto muito do nome Estádio da Luz, e nunca percebi bem porque não se colocou este nome de forma oficial. Se fosse apenas a questão de mudar o nome oficial para Eusébio, por mim estaria completamente de acordo. A questão é que o nome real do nosso estádio, "Luz", a mim diz-me muito. E a mudança de nome iria alterar a nomenclatura que todos usaríamos relativamente ao estádio. 

O que vocês acham? Já agora, falando-se à tanto tempo na hipótese do naming do estádio, e respetivos milhões que daí adviriam, acham que a nossa direção estará interessada nessa mudança de nome? Têm a caixa de comentários à vossa disposição.

domingo, 5 de janeiro de 2014

A estupidez humana e a cegueira clubística no seu auge...


Que não se goste do Benfica, ainda se percebe. Que na hora da morte da talvez maior figura portuguesa do século XX, se venha menorizar o seu papel e a sua importância, insinuando ainda falsidades como "clube do regime" (como podem ver facilmente refutadas aqui no lado direito, no post em destaque), isso já não se entende, e muito menos se aceita.

A rivalidade é uma coisa, a cegueira clubística é outra. 

Fim de semana agridoce


Ontem levei pela primeira vez o meu filho à catedral! Foi um dia muito especial, e senti um orgulho enorme ao ver o meu filho de 4 anos deliciado com os rapazes sem nome, a acompanhar os cânticos, e na segunda parte, já a gritar golo! Foi lindo! Até os petardos ele adorou... E para mais, a equipa ajudou, fazendo um dos melhores jogos este ano no nosso estádio. Vim para casa feliz da vida, e adormeci com um sorriso nos lábios. 

Acordei, e assustei-me ao ver tantas mensagens no telemóvel. Abro a do meu pai e leio: "Eusébio partiu para o Pai". Eusébio, a Pantera Negra, morreu. Era um dia inevitável, mas não o esperava tão cedo. Ele partiu, mas não desapareceu. Eusébio é o rei eterno de Portugal e do Benfica. 

Descansa em paz Eusébio.

quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Ano novo, vida nova?


Neste início de ano, pese embora o falhanço na Liga dos Campeões, continuamos na corrida à revalidação de todos os troféus que perdemos no ano passado. Mesmo na Liga dos Campeões, devemos apenas a nós próprios a não passagem aos oitavos. 

Contudo, ao mesmo tempo que admito que não estamos assim tão mal, no papel, na realidade termino o ano de 2013 com um amargo na boca. E não, já não estou a falar do triplo 1-2 com que fomos afastados da vitória dos três títulos, mas sim da falta de boas exibições da nossa equipa nesta temporada. Houve uma altura em que isso pareceu mudar, mas bastou Cardozo e Amorim lesionarem-se, e a equipa voltou a regredir. 

Além disso, nunca como este ano, as opções de JJ me deixaram tão desgostoso. Vejo um André Almeida subaproveitado, vejo um Ola John que passou de grande promessa no ano passado, a uma completa inutilidade este ano, vejo sempre os mesmos dois defesas centrais a jogar, sem qualquer rotação com os outros dois, vejo um Markovic a ser subaproveitado nas alas, vejo um André Gomes a ser constantemente preterido em relação a Fejsa, vejo algumas promessas da formação a não ter qualquer hipótese de jogar (Cinfães não conta!).

Quando finalmente vimos um Benfica a jogar com controlo no meio campo, bastou Amorim lesionar-se para JJ voltar ao esquema antigo. JJ, que é um mestre (sem ironia) em descobrir soluções, preferiu ir pelo caminho mais fácil, em vez de apostar em André Almeida para essa posição, ou mesmo André Gomes. Pelo contrário, decidiu voltar ao esquema onde Matic e Enzo são espremidos até à última gota. Este ano ainda coloca Fejsa, mas se até gosto do jogador, é daqueles para ser usado em situações mais específicas, e não para em jogos onde tenhamos a responsabilidade de atacar. Por fim, também me custa ver Maxi a jogar demasiadas vezes, quando André Almeida já mostrou que pode fazer esse lugar com grande qualidade. Repito, é talvez a decisão que mais me confunde este ano, o desaparecimento de André Almeida...

Dito isto, ainda vamos muito a tempo de melhorar. Afinal, continuamos na luta em todas as competições,s e no campeonato, pese a má primeira volta (quanto a exibições), vamos em primeiro, juntamente com Sporting e Porto. Por isso, espero que a comecemos a ver melhorias, e já neste mês, pois temos o Porto em casa daqui a uma semana e pouco, e uma derrota nesse jogo seria um soco  forte no estômago. Mesmo um empate não é muito aceitável. Começa a chegar a hora de o Benfica decidir o que quer este ano!

Para finalizar, vou relembrar as palavras de Lahm sobre o final da época dramática, e sobre a época seguinte, onde ganharam tudo o que tinham perdido:

«Em 2012 tínhamos duas opções: ou nos desmoronávamos ou ficávamos ainda mais unidos, como aconteceu. A tragédia futebolística e as nossas lágrimas amargas de tristeza deram-nos uma incrível força interior. Foi esse o nosso maior trunfo, aliado a uma equipa muito, muito boa»