sábado, 1 de fevereiro de 2014

70.000.000€ - bom ou mau negócio?

Devo desde já dizer que me custa qualquer uma destas saídas, por motivos diferentes. Matic era o motor desta equipa, que com Enzo, segurava as pontas do nosso meio campo. Neste momento, a sua saída não pode ser simplesmente colmatada pela sua substituição, mas sim com uma dinâmica diferente no meio campo. Custou-se a sua saída, e ainda mais me custou terem sido apenas 25M (mesmo que a pronto).

Quanto ao Rodrigo, via nele um avançado para muitos anos. Ingénuo sou, está claro, que dificilmente jogadores assim ficam cá muito tempo. De qualquer das maneiras, continuo a não ficar contente por vendermos os jogadores quando começam a ficar no auge das suas capacidades, sem aproveitarmos uma época sequer dessa fase. Foi assim do Di Maria, com Coentrão, e agora Rodrigo. Pontas de lança de qualidade não são fáceis de encontrar, e quando os há, costumam custar muito dinheiro.

André Gomes é um puto que pode dar a vir no futuro. Tem mais que qualidades para isso, mas tem ainda de crescer. Gostava que atingisse o pico no Benfica, e fosse um português claramente titular da nossa equipa. Mas convenhamos, 15M é um enorme negócio. 

Tendo tudo isto dito, não fiquei contente, mas no mal, o menos. Fizemos 70M, um valor muito importante, tendo apenas saído nesta fase um único jogador, já que Rodrigo e André Gomes saem apenas no final da temporada. Se André Gomes não era especialmente importante, já que não tem jogado, já Rodrigo está numa grande forma, a compensar a menor época de Lima, e a ausência por lesão de Cardozo. Mesmo com Cardozo de volta, ele pode demorar a atingir a forma anterior.


3 comentários:

71460_5/8 disse...

a única forma de o Benfica conseguir segurar os melhores jogadores mais anos é ter as contas mais equilibradas

neste momento o que o Benfica paga de juros por ano é o equivalente a ter de vender um titular

portanto se calhar mais vale vender agora e baixar a factura e num futuro proximo ter melhor capacidade

o Matic se saiu já tb foi pq quis sair

só espero é que o Rodrigo n queira sair para a Rússia para ajudar a ganhar este campeonato ;)

Nuno Santos disse...

Mesmo pagando muito a certos jogadores eles nunca vão querer ficar por cá muito tempo. É um campeonato muito fraco e sem visibilidade. Ainda por cima tem o bónus de ser tudo pouco claro, ou melhor, até é bem claro na corrupção que se pratica.

É por isso que acho que mais tarde ou mais cedo maior parte dos jogadores vai querer sair. E algo inevitavel. Um bom exemplo é o caso de Fernando no Porto. Não quiseram vender e ele também não quis renovar, Agora no final da época pode sair a custo 0.

PP disse...

Ainda não perceberam que o Benfica tem as contas equilibradas e que tudo isto não é mais que uma estratégia para enriquecer uma certa elite dentro do Benfica?!

Neste negócio em particular, quem é que acham que está a lucrar?

- Peter Lim, "lava" o dinheiro das tríades.
- Jorge Mendes ganha 10% de todo o negócio.
- direcção do Benfica, ganha prémio pelos resultados positivos no final do ano através da SAD.
- Benfica paga aos bancos os juros e amortizações de empréstimos para quando terminarem contrairem novo empréstimo.
- Fundo do Benfica, que é basicamente um fundo do banco, continua a ganhar em prémios devido a parte das parcelas dos jogadores pertencerem-lhes.

E nós? Adeptos e sócios do Benfica?
0 títulos até agora!

E os accionistas do Benfica?
Aqueles que compraram no início as acções a 1 € continuam no vermelho, pois o aumento das acções na segunda feira não atingirá a queda bruta do preço delas desde o início da actividade da SAD.

Enfim, quer sejas sócio ou accionista, ficas fora do "loop" de enriquecimento da elite.